Martha Graham: dança, corpo e comunicação
dc.contributor.advisor | Silva, Jorge Anthonio e | |
dc.contributor.author | Gonçalves, Maria da Graça Giradi | |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T20:53:32Z | |
dc.date.available | 2023-05-09T20:53:32Z | |
dc.date.issued | 2009 | |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como objetivo analisar as obras Lamentation e Medea de Martha Graham e os aspectos referentes à estrutura sígnica de sua dança que trazia, na época, novos valores estéticos, por meio do processo semiótico. Pretende, então, identificar em sua dança os traços que permitam vislumbrar a presença do ícone ou signo estético, ancorado nos conceitos da semiótica de Charlers Sanders Peirce. Assim, pôde-se mergulhar nos sistemas sígnicos para testar a hipótese de que a nova estética criada pela artista, que traz, em sua estrutura, o signo icônico, território do estético. Tal hipótese fornece os pressupostos para a análise das obras em questão, as quais refletem os estados emocionais e psicológicos mais profundos dos seres humanos. Perseguindo esse objetivo, empreende-se um trajeto que parte da apresentação de Martha Graham, do desenvolvimento de seu trabalho e do nascimento da dança moderna. Volta-se, também, o olhar para a dança como linguagem híbrida e como processo de semiose e para seu suporte, o corpo, o qual se manifesta como um corpo paradoxal. Finalmente, o bloco dos estudos fecha-se com as análises das referidas obras, que guiadas pelo processo da semiose, buscam aprofundar a compreensão de uma minúscula parte do vasto repertório dessa grande bailarina e coreógrafa. Espera-se, assim, estar contribuindo para um melhor entendimento dos processos comunicacionais artístico-culturais e oferecer a possibilidade de uma melhor fruição das obras citadas. O resultado da busca dessas análises levou a uma constatação: as obras que permitiram esclarecer a intersemiose pretendida foram produzidas pela ação do signo icônico na revelação dos sentidos. Diante da compreensão do processo sígnico que se desenhou nessa empreitada, percebeu-se a revelação das múltiplas facetas do signo. | pt |
dc.description.abstract | This work aims to analyse Martha Graham´s work pieces Lamentation and Medea and the features related to the signal frame of her dance, which brought at the time up, new aesthetics values, through a semiotic process. It intends, then, identify in her dance the traces evidencing a icon or an aesthetical sign anchored on semiotic concepts according Charles Sanders Pierce. It was possible then, to go deep in the sign systems to test the hypothesis that the new aesthetics created by the artist, which carry in this frame, the iconic sign, territory of aesthetics. Such hypothesis provides the assumption to analyse the related work pieces, which reflects the deepest human being emotional and psychological state. Pursuing this goal, a path is taken, departing from Martha Graham introduction, to the development to her work and the birth of modern dance also, the perception of a dance as hybrid language and the semioses process and for its own frame the human body, manifesting itself as a paradoxical body. At last, the Graham´s work is analysed aiming to deepen the comprehension of part of her repertoire. The expectation is to contribute to a better cultural and artistic process comprehension in a communication viewpoint, offering the opportunity to enjoy the mentioned work pieces. From this work one can conclude: the work pieces were produced by iconic sign in revealing senses. Through the signal process comprehension reveled in this work, the multiple sign faces were perceived. | en |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/411 | |
dc.subject | Dança | |
dc.subject | Semiótica | |
dc.subject | Comunicação | |
dc.title | Martha Graham: dança, corpo e comunicação | |
dc.type | Dissertação | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.rights | Open Access |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1