As escolas multisseriadas do município de Iguape: 1980-2008
dc.contributor.advisor | Sanfelice, José Luís | |
dc.contributor.author | Strieder, Cristiane Corrêa | |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T20:53:43Z | |
dc.date.available | 2023-05-09T20:53:43Z | |
dc.date.issued | 2009 | |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo abordar o funcionamento das escolas multisseriadas que se mantêm em atividade no município de Iguape, cidade localizada no litoral sul do Estado de São Paulo, e, visa compreender as diferenças desta forma escolar da que ocorre nas escolas situadas na zona urbana, assim como a importância destas instituições para a comunidade rural. Apesar de focalizar um local específico, é possível compreender através do estudo dessas escolas, a diferença que há entre a Educação rural e urbana, diante de um contexto histórico que abrange os setores político, econômico, social e cultural. As classes multisseriadas existem desde o final do século XIX e início do século XX. Funcionavam em salas cedidas por moradores de comunidades ou na casa de algum professor. Nesse ambiente, os alunos de diferentes séries podiam permanecer, de forma concomitante, com o mesmo docente. Por isso, posteriormente, essa organização escolar também ficou conhecida como ‘escola multisseriada’ e continua em funcionamento na atualidade, apresentando em sua estrutura semelhanças significativas com a forma em que funcionava nos séculos anteriores. O procedimento metodológico da pesquisa norteou-se pelo levantamento e estudo da bibliografia sobre a história de Iguape, assim como de trabalhos científicos sobre instituições rurais e unidocentes no Brasil. Por meio da legislação e da colaboração dos órgãos oficiais responsáveis pela educação foi possível compreender a organização e o funcionamento das escolas multisseriadas. O contato empírico com a realidade deu-se por meio de visitas às escolas, entrevistas com moradores envolvidos com as instituições e docentes de classes multisseriadas. Como resultado da análise dos dados teóricos e empíricos, foi possível esclarecer a importância daquelas instituições para as famílias que ainda se vinculam efetivamente ao meio rural. Perceberam-se, também, algumas diferenças entre as escolas da cidade e as do campo. Por último, registraram-se tensões entre as populações do campo e da cidade. | pt |
dc.description.abstract | The present paper has the objective to approach the working method of the multigraded schools that keep the activities in Iguape, a little town situated on the south shore of the state (São Paulo), and has the intention to understand the deferences between this system of education and the one applied in urban areas, as well the importance of that intitutions for the rural community.Although focused in a specific place, we can understand, throughout studying these two kinds of schools, also the difference between the rural and urban education, sited in a historic context, that comprises the political, economical, social and cultural sectors.The “multigraded” classrooms first started in the end of the 19th century and beginning of the 20th Century and had theirs classes in rooms yielded by inhabitants of communities or some teacher’s house. In this environment, students from different series could stand studying, side by side, under the same educator. That's why, later, this kind of school organization was called multigraded school, and it still works in our days, presenting in it's structure significant likeness with the way it functioned on the previous centuries. The methodological research procedure was oriented by the surveying and analysis of the bibliography of Iguape story , as well as analysis of scientific works about rural institutions and unidocent classes in Brazil. With collaboration from the Brazilian official organs responsible for education and using the Brazilian legislation, it was possible to understand the organization and the working mechanism of the multigraded schools. The empiric contact with the reality was achieved by visiting such rural schools, interviews with the locals involved with the institutions and also the school teachers from the multigraded schools. As results from the analysis of the theoretical and empiric data, it was possible to enlighten the importance of those institutions to the families still deeply connected to the rural environment. It was also noticed some differences between city and farm schools. At last, it was registered some tension between both populations. | en |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/439 | |
dc.subject | Educação - História - Iguape (SP) | |
dc.subject | Escolas - História - Iguape (SP) | |
dc.subject | Educação rural | |
dc.title | As escolas multisseriadas do município de Iguape: 1980-2008 | |
dc.type | Dissertação | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.rights | Open Access |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1