Preenchimento dérmico facial com produto à base de ácido hialurônico: metodologia para ensino médico
dc.contributor.advisor | Gerenutti, Marli | |
dc.contributor.author | Ruiz, Rogério de Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T20:54:51Z | |
dc.date.available | 2023-05-09T20:54:51Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.description.abstract | Este trabalho trata da importância da metodização do ensino de preenchimento dérmico facial no treinamento de médicos alunos que pretendem atuar ou já atuam na área da estética da face. Parte-se da premissa histórica do quão preocupante é o envelhecimento e a estética facial, que sempre foram a tônica de grandes inquietações da humanidade. Os pressupostos desse estudo consideram que os profissionais atuantes na área da estética necessitam ter um conhecimento profundo de anatomia, fisiologia da pele, característica dos “fillers”, e de técnicas de aplicação, além de um apurado senso estético, para obter sucesso nessa terapêutica. A metodologia proposta tem como base os procedimentos realizados na Clínica Iz de Cirurgia Plástica entre 2007 a 2010, onde se observaram os resultados do uso de produtos de preenchimentos dérmicos não cirúrgicos (minimamente invasivos). Baseia-se também na experiência adquirida pelo pesquisador, como palestrante e instrutor em vários eventos no Brasil e no exterior. Escolheu-se o ácido hialurônico para a metodização do ensino por suas características físico-químicas bem conhecidas, sua facilidade de manuseio e a grande oferta de formas farmacêuticas apresentada no mercado. Mesmo se mostrando um procedimento seguro, o preenchimento dérmico necessita ser realizado por profissionais bem treinados, uma vez que eventualmente podem ocorrer complicações durante o procedimento.Elas podem, e devem, ser minimizadas por meio da utilização de técnicas de prevenção, indicação individualizada e precisas que levem a resultados satisfatórios e seguros para os pacientes. A discussão teórica de anatomia facial, fisiologia e classificação do envelhecimento, características reológicas dos produtos e técnicas de aplicação embasam a parte prática, na qual a demonstração ao vivo ou a supervisão do procedimento é realizada. A idealização de aulas, teóricas e práticas (demonstração e supervisão), proposta neste trabalho mostrou-se de grande valia no ensino dos médicos. O sucesso deste método pode ser verificado a partir dos resultados obtidos nos preenchimentos realizados pelos alunos e pela observação da queda dos relatos de efeitos adversos. Uma vez aprendidas as técnicas de preenchimento dérmico facial com produtos à base de ácido hialurônico, o médico pode realizar essa terapêutica com outros fillers, com resultados harmônicos. | pt |
dc.description.abstract | This work deals with the importance of teaching the methodization of dermal facial filler in the training of medical students who want to or are already working in the area. The study focuses on the concern with aging and facial aesthetics because they have always been objects of large concern by the humanity. The assumptions of the study believe that the professionals working in the area of aesthetics need to have a thorough knowledge of anatomy and physiology of the skin, characteristic of fillers, application of techniques, and a refined aesthetic sense to dominate this therapy. The proposed methodology is based on the procedures performed in the IZ Plastic Surgery Clinic since2007 till2010, which used nonsurgical dermal fillers (minimally invasive). It is based also on the experience of the researcher, as a lecturer and instructor at several events in Brazil and abroad. It was chosen the hyaluronic acid to methodization education because it has well known physicochemical characteristics, easy handling and large supply in the market. Even though being a safe procedure, the dermal filler needs to be performed by welltrained professionals, because sometimes there are complications in the procedure, but they can and should be minimized through the use of preventive techniques and needs and individualized indication that leads to satisfaction and safety of the patients. The theoretical discussion of facial anatomy, physiology and classification of aging, rheological characteristics of products and techniques of application underpin the practical part, in which a live demonstration or the supervision of the procedure is performed. The idealization of theoretical and practical (demonstration and hands on) proposed in this work have been valuable in the teaching of physicians. The success of this method can be verified by the results achieved by students in fills and by observing the fall of reports of adverse effects. Once the doctor learns the techniques for dermal facial filler procedures with products based on hyaluronic acid, he may perform this therapy with other fillers, with harmonious results. | en |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/606 | |
dc.subject | Ácido hialurônico | |
dc.subject | Pele - Envelhecimento | |
dc.subject | Dermatologia - Técnica | |
dc.subject | Cirurgia plástica | |
dc.subject | Cuidados com a beleza | |
dc.subject | Técnicas operatórias | |
dc.title | Preenchimento dérmico facial com produto à base de ácido hialurônico: metodologia para ensino médico | |
dc.type | Dissertação | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.rights | Open Access |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1