Opacidade e transparência: uma análise do discurso de manuais de roteiro de cinema
dc.contributor.advisor | Vendramini Zanella, Daniela Aparecida | |
dc.contributor.author | Roza, Guilherme Völker | |
dc.date.accessioned | 2025-03-10T16:09:19Z | |
dc.date.available | 2025-03-10T16:09:19Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.description.abstract | Este artigo analisa o discurso presente em manuais de roteiro de cinema sobre a estética cinematográfica. Seguindo a teoria de Xavier (2005), dois paradigmas do cinema são contrapostos: o da transparência, definido pela identificação imediata do espectador com a narrativa, e o da opacidade, definido pela compreensão do filme como um discurso sobre a imagem. Partindo dos pressupostos teórico-metodológicos da Análise do Discurso francesa (AD), que busca compreender os mecanismos de produção de sentido a partir do contexto e das ideologias (Freire, 2021), este trabalho analisa trechos de dois manuais de roteiro de cinema, na tentativa de compreender como o discurso dos textos se articula com os conceitos de opacidade e transparência. Conclui-se que há uma afinidade entre o ensino da escrita de roteiros e o discurso da transparência, privilegiando uma relação imediata entre o espectador e o filme, em detrimento de uma formação que reflita criticamente sobre a opacidade da imagem | pt |
dc.description.abstract | This article analyses the discourse on the aesthetics of cinema found in screenwriting books. Following the theory of Xavier (2005), two paradigms from cinema are compared: that of the transparency, defined by the immediate identification of the viewer with the narrative, and that of the opacity, defined by the comprehension of the film as a discourse on image. Based on the theoretical-methodological assumptions from the french Discourse Analysis (DA), which seeks to comprehend the mechanisms of production of sense through the context and the ideologies (Freire, 2021), this article analyses excerpts from two screenwriting books, in view of understanding how their discourses are articulated with the concepts of transparency and opacity. We conclude that there is an affinity between the screenwriting didactics and the transparency discourse, privileging an immediate relationship between the viewer and the film, in detriment of a critical formation about the opacity of the image. | en |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1854 | |
dc.identifier.uri | https://doi.org/10.22482/dspace/387 | |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | en |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | |
dc.subject | Letras - TCC | |
dc.subject | Universidade de Sorocaba - TCC | |
dc.subject.cnpq | Lingüística, Letras e Artes | |
dc.title | Opacidade e transparência: uma análise do discurso de manuais de roteiro de cinema | |
dc.type | Artigo / TCC | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.description.course | Letras: Português/Inglês | |
relation.isAdvisorOfPublication | e40b975c-7c96-4ff6-8af4-5a5e69e836a0 | |
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscovery | e40b975c-7c96-4ff6-8af4-5a5e69e836a0 |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- Opacidade e transparência: uma análise do discurso de manuais de roteiro de cinema.pdf
- Tamanho:
- 219.36 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
Licença do Pacote
1 - 1 de 1
Nenhuma Miniatura disponível
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 1.18 KB
- Formato:
- Item-specific license agreed to upon submission
- Descrição: