Repositório Institucional da UNISO
 

Facebook e terceira idade: a relação dos alunos da universidade aberta à terceira idade da Uniso e as novas tecnologias midiáticas

dc.contributor.advisorMartinez, Monica
dc.contributor.authorSantos, Ana Paula dos
dc.date.accessioned2023-05-09T20:55:15Z
dc.date.available2023-05-09T20:55:15Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractNesta pesquisa, investiga-se a relação entre os produtos midiáticos contemporâneos e os idosos frequentadores da Universidade da Terceira Idade da Uniso. Este estudo é dividido em cinco capítulos: no primeiro, introduz-se a temática; no segundo capítulo, procede-se ao levantamento histórico das universidades da terceira idade, com ênfase para a iniciativa da Uniso; no terceiro, aborda-se o histórico da mídia específica para a terceira idade, destacando-se a rede social Facebook a partir dos trabalhos de Castells e Recuero – optou-se por esse recorte a partir do resultado a primeira fase da pesquisa, cuja aplicação de questionário a 300 participantes sinalizou que 84% eram usuários do Facebook –; no quarto capítulo, discutem-se os resultados de um experimento de uso da rede realizado com sete alunos da Universidade da Terceira Idade da Uniso. Do ponto de vista metodológico, as imagens usadas foram analisadas a partir de roteiro proposto por Kossoy e da técnica de escrita de idealizada por Lima . Os resultados desta pesquisa sugerem que a inclusão digital potencializa a possibilidade de integração social para esses indivíduos, ampliando as chances de que tenham mais voz e visibilidade social, o que possivelmente resulta no aumento de empoderamento, senso de pertencimento comunitário e autoestima, bem como na qualidade de vida e aproveitamento de oportunidades educacionais e culturais, sobretudo as relacionadas aos produtos midiáticos.pt
dc.description.abstractThis research investigates the relationship between contemporary media products and the elderly attendees of the Universidade da Terceira Idade da Uniso. Divided into five chapters, in the first introduces the theme. The second chapter consists of a historical survey of the elderly universities, with emphasis on the Uniso initiative. The third chapter discusses the history of media specific to the elderly, highlighting the social network Facebook based on the studies of Castells and Recuero . This focus was decided from the results obtained on the first phase of the research, which consisted in the application of a questionnaire to 300 participants that has indicated that 84% of the participants were Facebook users. The fourth chapter discusses the results of an experiment on Facebook usage conducted with seven students from the Universidade da Terceira Idade da Uniso. From the methodological point of view, the images used were analyzed based on a model proposed by Kossoy and the writing technique devised by Lima (2009). The results of this study suggest that digital inclusion enhances the possibility of social integration for these individuals, increasing the chances that they have greater voice and social visibility, which possibly results in increased empowerment, sense of community belonging, self-esteem, and quality of life and use of educational and cultural opportunities, especially those related to media products.en
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/665
dc.subjectIdosos - Condições sociais
dc.subjectIdosos - Educação
dc.subjectRedes sociais on-line
dc.subjectEnvelhecimento
dc.subjectQualidade de vida
dc.subjectComunicação - Inovações tecnológicas
dc.subjectMídia social
dc.titleFacebook e terceira idade: a relação dos alunos da universidade aberta à terceira idade da Uniso e as novas tecnologias midiáticas
dc.typeDissertação
dspace.entity.typePublication
local.rightsOpen Access

Arquivos

Pacote Original
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
94603.pdf
Tamanho:
1.66 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format