Repositório Institucional da UNISO
 

Práticas pedagógicas em educação física: diálogos com Paulo Freire

dc.contributor.advisorNista-Piccolo, Vilma Lení
dc.contributor.authorMonteiro, Alessandra Andrea
dc.contributor.author1971-
dc.date.accessioned2023-05-09T20:57:37Z
dc.date.available2023-05-09T20:57:37Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractEsta tese de doutoramento tem como arcabouço teórico a obra de Paulo Freire, as produções sobre as práticas pedagógicas e sobre as teorias do currículo, especialmente, aquelas que tratam das correntes crítica e pós-crítica, inseridas no cotidiano escolar. O objetivo desta pesquisa é identificar no pensamento dos professores de Educação Física indícios do ideário freiriano sobre práticas pedagógicas que contribuam para a construção da autonomia e da emancipação dos educandos. Também se constitui objeto de investigação a compreensão que os professores têm acerca do trabalho de Paulo Freire, dos Estudos Culturais, do currículo cultural da Educação Física e dos documentos curriculares da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo para esse componente. Para as análises e as interpretações dos dados encontrados, busca-se compreender as relações tecidas entre os escritos de Paulo Freire, os referenciais da área da Educação para as práticas pedagógicas, as teorias críticas, com ênfase na pedagogia freiriana e as teorias póscríticas, essencialmente, os Estudos Culturais e o currículo cultural para a Educação Física. O pano de fundo dessa pesquisa é constituído pelas produções sobre cotidiano escolar, inclusive, sobre os estudos no/do/com o cotidiano. A pesquisa, de abordagem qualitativa, de caráter descritivo e exploratório, recorre à observação como técnica para a coleta dos dados em um curso oferecido aos professores de Educação Física da Rede Municipal de Educação da cidade de São Paulo, lotados na Diretoria Regional de Educação Pirituba-Jaraguá, zona oeste da cidade. O curso foi estruturado em cinco encontros, com duração de quatro horas cada um, e temáticas específicas para cada dia, com a participação de 16 professores. A análise e a interpretação dos dados foram feitas à luz do Paradigma Indiciário, proposto por Carlos Ginzburg (1989) apoiadas pelo referencial teórico que subsidia a tese. Em cada encontro foram levantados sinais nos discursos dos professores sobre temas específicos, pautados no pensamento de Paulo Freire e no currículo cultural da Educação Física, como fios condutores. Obedecendo à rigorosidade flexível do método indiciário, após a descrição das observações e das respostas dadas pelos professores às perguntas elaboradas, esses sinais compuseram os seguintes indícios: as práticas pedagógicas prescritas, a ausência dos conceitos freirianos nas atuações docentes, e o reconhecimento das ideias de Paulo Freire e dos Estudos Culturais sem demonstrar aplicação nas práticas pedagógicas. Constatamos que os professores de Educação Física planejam suas práticas pedagógicas apoiados em currículos prescritos e nos saberes adquiridos durante a formação inicial, mas, ao mesmo tempo, os discursos proferidos nos fornecem indícios de uma busca por ações docentes mais democráticas e críticas, aproximando os educadores da obra de Paulo Freire e também dos Estudos Culturais. Assim, após a interpretação dos indícios gerados, confirmamos que a influência de Paulo Freire na Educação e a convergência de suas ideias com os Estudos Culturais, especificamente, com o currículo cultural da Educação Física, se mostram atuais, e ainda uma alternativa para os problemas e os desafios enfrentados pelos professores no cotidiano escolar.por
dc.description.abstractThis doctoral thesis has as theoretical framework the work of Paulo Freire, the productions about pedagogical practices and curriculum theories, especially those that deal with the critical and post-critical currents, inserted in the school routine. The objective of this research is to identify in the thought of Physical Education teachers indications of the Freirean ideas about pedagogical practices that contribute to the construction of autonomy and the emancipation of the students. The understanding that teachers have about the work of Paulo Freire, Cultural Studies, the cultural curriculum of Physical Education and the curricular documents of the Municipal Department of Education of São Paulo for this component is also an object of research. For the analyses and interpretations of the data found, it is sought the understanding of the relations of the writings of Paulo Freire, the references of the area of Education for pedagogical practices, critical theories, with emphasis on Freirian pedagogy and post-critical theories, essentially Cultural Studies and the cultural curriculum for Physical Education. The background of this research is made of productions about daily school life, including those studies at the/ of/ with everyday life. The qualitative research, with a descriptive and exploratory character, refers to observation as a technique for collecting data in a course offered to the Physical Education teachers of the Municipal Education Network of the city of São Paulo, which is filled in the Regional Board of Education Pirituba-Jaraguá, western part of the city. The course was structured in five meetings, lasting four hours each, and specific themes for each day, with the participation of 16 teachers. The analysis and interpretation of the data were made in the light of the Indiciary Paradigm, proposed by Carlos Ginzburg (1989) supported by the theoretical reference that subsidizes the thesis. At each meeting, signs were raised in the teachers' discourses on specific themes, based on the thinking of Paulo Freire and on the cultural curriculum of Physical Education as conductive threads. Obeying flexible evidentiary rigor method, after the description of the observations and the answers given by teachers to elaborate questions, these signs that later made up the following indicators: the pedagogical practices prescribed, the absence of Freirean concepts in teaching activities, and the recognition of the Paulo Freire's ideas and of Cultural Studies without showing application in pedagogical practices. We found that Physical Education teachers plan their pedagogical practices based on prescribed curriculum and the knowledge acquired during initial formation, but at the same time, the discourses provided gives us indications for a quest for more democratic and critical educational actions, bringing educators closer to the work of Paulo Freire and of Cultural Studies as well. Thus, after the interpretation of the signs generated, we have confirmed that Paulo Freire's influence in Education and the convergence of his ideas with Cultural Studies, specifically with the cultural curriculum of Physical Education, are nowadays present, as well as an alternative to the problems and challenges faced by teachers in everyday school.eng
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/858
dc.subjectEducação física - Estudo e ensino
dc.subjectPrática de ensino
dc.subjectProfessores de educação física
dc.titlePráticas pedagógicas em educação física: diálogos com Paulo Freire
dc.typeTese
dspace.entity.typePublication
local.rightsOpen Access

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