Qualidade de vida em voz em professores universitários
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Resumo / Abstract
Objetivos: O objetivo deste estudo será prover conhecimento sobre a atual percepção do professor universitário quanto sua qualidade de vida relacionada à voz, analisando a interferências das seguintes variáveis: gênero, número de alunos por sala, faixa etária e áreas de conhecimento de atuação. Métodos: Para tal, foi aplicado um questionário online composto por 14 questões, sendo que quatro foram referentes a informações relativas à gênero, faixa etária, área de conhecimento (Biológicas, Exatas e Humanas) e média de alunos em sala de aula (mais de 20 alunos-G1, ou menos de 20 alunos-G2) e as demais questões integravam as frases afirmativas do Protocolo de Qualidade de Vida em Voz” (QVV). Os dados foram analisados por meio de análise estatística descritiva e estatística indutiva pelo teste de Regressão Linear Múltipla. Resultados: Participaram do estudo 82 professores de uma universidade privada, todos assinaram o Termo de Consentimento Livre Esclarecido. Foram analisadas as médias do escore total do Domínio Global do QVV. A média do escore total do QVV para os participantes do estudo foi de 88,5, revelando uma média compatível com vozes classificadas como “boa”. Professores na faixa etária dos 41 aos 50 anos apresentaram pior qualidade de vida em voz. Professores da área de Biológicas apresentaram pior qualidade de vida em voz. Professores que ministram aulas para salas com mais de 20 alunos apresentaram pior qualidade de vida em voz. Conclusão: O estudo apontou que apenas a variável gênero apresentou influência significante na média do escore do QVV, indicando maior qualidade de vida em voz no gênero masculino.