Repositório Institucional da UNISO
 

Supervisão do ensino: do discurso oficial à humanização no espaço escolar

dc.contributor.advisorSalles, Fernando Casadei
dc.contributor.authorCosta, Maria José Antunes Rocha Rodrigues da
dc.date.accessioned2023-05-09T20:52:33Z
dc.date.available2023-05-09T20:52:33Z
dc.date.issued2005
dc.description.abstractOs Termos de Visita dos supervisores de ensino foram os instrumentos de análise neste estudo, que teve como objetivo identificar o conteúdo humanizante desses documentos. A pesquisa utilizou uma amostra composta de vinte e quatro Termos de Visita. Esse número foi obtido a partir da técnica de redução de duzentos e trinta e nove documentos de cinco escolas estaduais de ensino médio, da cidade de Sorocaba, São Paulo, relativos ao período de cinco anos entre 1999 e 2003. Decidiu-se pela metodologia de natureza qualitativa, utilizando seis categorias de análise: coerência, validade, originalidade, profundidade, alcance e apreciação. Os dados revelaram que, apesar de alguns desacertos encontrados nos Termos de Visita quanto à priorização de aspectos burocráticos, foi possível verificar que os supervisores exerceram um trabalho relevante na rede estadual de ensino, no sentido de melhoria da educação escolar, nas escolas de ensino médio pesquisadas. Conclui-se também que um trabalho escolar voltado para a humanização implicará na maximização da reflexão coletiva da supervisão de ensino, tanto com seus pares como com a equipe escolar.por
dc.description.abstractThe identification of humanizing contents in the Visitation Registers ∗ left by School Supervisors in public schools was the main objective of this study. The research was based on a sample of twenty four of these Registers. This number was reached after analyzing a number of two hundred and thirty nine documents covering a period of five years, from 1999 to 2003, recorded in five Public High Schools in the city of Sorocaba, State of São Paulo. Six categories were considered in order to apply a qualitative methodology in this analysis: coherence, validity, originality, profundity, extent and appreciation. In spite of the priority given to bureaucratic aspects on the part of some supervisors found in some of those Visitation Registers, the resulting data shows that the supervisors in general, did a relevant job in order to improve education within the researched Public High Schools. To conclude, it is clear that a school work with emphasis on humanizing contents requires a higher level of collective reflection as to the role of School Supervising, both among supervisors as well as school staff.eng
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/284
dc.subjectSupervisores escolares
dc.subjectSupervisão escolar
dc.subjectEducação - Sorocaba (SP)
dc.titleSupervisão do ensino: do discurso oficial à humanização no espaço escolar
dc.typeDissertação
dspace.entity.typePublication
local.rightsOpen Access

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