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Trajetória e institucionalização dos grupos escolares paulistas: o caso do Grupo Escolar Dr. Afonso Vergueiro (1941 a 1971)

dc.contributor.advisorCarmo, Jefferson Carriello do
dc.contributor.authorVieira, Valentim Luiz
dc.date.accessioned2023-05-09T20:57:38Z
dc.date.available2023-05-09T20:57:38Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractEsta dissertação, vinculada à linha de pesquisa de História e Historiografia: políticas e práticas escolares do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Sorocaba, tem como tema a trajetória e institucionalização do Grupo Escolar Dr. Afonso Vergueiro no município de Salto de Pirapora/SP. A metodologia adotada constituiu-se em identificar documentos no período que vai desde sua criação em 1941 até o ano de 1971 com a implantação da Lei 5.692/71, quando ocorreu a mudança da nomenclatura das escolas e da formatação do ensino. Também foram pesquisados os motivos de criação dessa instituição escolar, o contexto cultural, político, social, profissional e legal. Concluiu-se que todos esses aspectos mencionados tiveram uma parcela importante e significativa para a criação e trajetória da referida instituição e os maiores fatores inferem que: com a criação da escola, os políticos envolvidos tiveram maior credibilidade perante seus eleitores; na área profissional, a qualificação da mão de obra se fazia necessária; não uma formação de caráter técnico e sim a continuidade de ensino nos níveis ginasial e colegial para a época, uma maior facilidade no prosseguimento de estudos perto de suas residências; e a lei para a criação do grupo escolar estaria sendo cumprida.por
dc.description.abstractThis research, linked to the History and Historiography research line: school policies and practices of the Postgraduate Program in Education of the University of Sorocaba, has as its theme the trajectory and institutionalization of the School Group Dr. Afonso Vergueiro in the municipality of Salto de Pirapora/SP. The methodology adopted was to identify documents from the period of its creation in 1941 until 1971 with the implementation of Law 5.692/71, when the nomenclature of schools and the formatting of teaching took place. The reasons for creating this school institution as well as the cultural, political, social, professional and legal context were addressed. It was concluded that all the aspects mentioned had an important and significant role in the creation and trajectory of this institution, and the major factors include: with the creation of the school, the politicians involved had greater credibility with their voters; in the professional area, the qualification of the workforce was necessary; for the population, greater ease in the continuity of teaching near their residences; and the law for the creation of the school group would be fulfilled.eng
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/860
dc.subjectEducação - História - Salto de Pirapora (SP)
dc.subjectEscolas públicas - História - Salto de Pirapora (SP)
dc.titleTrajetória e institucionalização dos grupos escolares paulistas: o caso do Grupo Escolar Dr. Afonso Vergueiro (1941 a 1971)
dc.typeDissertação
dspace.entity.typePublication
local.rightsOpen Access

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