Comunicação na educação: o potencial do diagrama para formatos de conteúdo em processos formais de ensino
dc.contributor.advisor | Drigo, Maria Ogécia | |
dc.contributor.author | Castelli, Henri Marcos Esgalha | |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T20:55:54Z | |
dc.date.available | 2023-05-09T20:55:54Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.description.abstract | Considerando-se a possibilidade de lançar um novo olhar, na perspectiva da semiótica peirciana, para as diversas linguagens, entre elas as linguagens das mídias e a das disciplinas escolares, que se entrecruzam no contexto escolar, notadamente nas salas de aula, a pesquisa contempla a interface entre comunicação e educação e é guiada pela pergunta: Que formato de conteúdo escolar, distinto do texto (verbal), seria pertinente à educação formal? Responder tal pergunta implica atingir o objetivo geral de compreender a relação entre comunicação, educação e linguagem e os objetivos específicos de explicitar como a disciplina escolar pode ser vista como linguagem que se constitui também com signos distintos do verbal e refletir sobre o potencial do diagrama, na perspectiva peirciana, para compor um formato para conteúdo escolar. A pesquisa, que é qualitativa, empregará o método da documentação indireta - pesquisa bibliográfica – e valer-se-á de análise de dados coletados com a aplicação de questionários para alunos do ensino superior, quando da aplicação do formato diagramático para conteúdo de ensino, elaborado pelo pesquisador. Os resultados são relevantes para a comunicação à medida que propõe um formato para conteúdo escolar, que leva em conta a visualidade e também propicia conexões com outros produtos midiáticos; enquanto para a educação, a contribuição está na construção de um novo olhar para as disciplinas escolares e para o processo de ensino/aprendizagem, que privilegia o signo, ou o modo distinto de sugerir, apresentar ou representar ideias, conceitos e no qual o aprendiz é um tradutor de signos. A pesquisa é pertinente à linha de pesquisa Análise de Processos e Produtos Midiáticos por apresentar reflexões sobre a comunicação na educação e por elaborar um formato diagramático para conteúdo de ensino, considerando-se o jogo entre aspectos comunicacional e educacional, via linguagens, presente nas salas de aula. | pt |
dc.description.abstract | Considering the possibility to have another view, in the perspective of Peirce’s semiotic, of different languages, among which the language of the media and school disciplines, which crossbreed to one another within school context, notably in the classroom, the present research comprehends the interface between communication and education and is driven by the question: What form of school content, apart from the text (verbal), would be pertinent to formal education? Answering this question implies to achieve the general goal, which is to understand the relation between communication, education and language, and the specific objectives, which are to explain how one can view school discipline as a language that is constituted also with signs that are distinct from the verbal ones and to reflect, through Peirce’s perspective, on the potentiality of the diagram to compose a format to school content. It is a qualitative research, whose methodology is indirect documentation – bibliographical research – and analysis of data collected from a questionnaire applied to university students, concomitantly with the application of the diagrammatic format to teaching content, which has been made by the researcher. The results are relevant to communication, as they propose a format to school content, which takes into account visuality and also provide connections to other media products; whereas concerning education, its contribution lies upon the construction of another view of both school disciplines and of teaching/learning process, which privileges either the sign, or the distinct mode of suggesting, presenting or representing ideas, concepts, in which the learner is a sign translator. The research is pertinent to the line of research Analysis of Media Processes and Products, both for reflecting on communication within education and for elaborating a diagrammatic format to teaching content, considering the interrelation between communicational and educational aspects, through languages, which takes place in the classrooms. | en |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/746 | |
dc.subject | Comunicação na educação | |
dc.subject | Semiótica | |
dc.subject | Tecnologia educacional | |
dc.subject | Tecnologia da informação | |
dc.subject | Comunicação e educação | |
dc.title | Comunicação na educação: o potencial do diagrama para formatos de conteúdo em processos formais de ensino | |
dc.type | Dissertação | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.rights | Open Access |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1