Grupo escolar e espaço arquitetônico: um estudo sobre os dispositivos materiais de produção da escola graduada (1893-1917)
dc.contributor.advisor | Carvalho, Marta Maria Chagas de | |
dc.contributor.author | Araújo Júnior, Mozart de | |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T20:53:15Z | |
dc.date.available | 2023-05-09T20:53:15Z | |
dc.date.issued | 2007 | |
dc.description.abstract | Esse trabalho tem o intuito de estudar a construção dos Grupos Escolares na cidade de São Paulo entre 1893 e 1917, período esse identificado pela construção de quatro edifícios escolhidos para essa analise e que encontra-se inserido ao período da Primeira República do Brasil. Tendo esse período como limite devemos observar dentro do panorama da cidade e investigar a concepção arquitetônica e propostas pedagógicas, com isso entender como era conceber um edifício escolar obedecendo as prescrições dos Códigos Sanitários, Regimentos Internos das escolas Publicas, Código de Posturas da Cidade de São Paulo e as algumas questões pedagógicas. Entender a implantação e localização do edifício dentro da malha urbana através da sua localização nos mapas da cidade. Conhecer os bairros onde os edifícios estavam implantados e a que população ele atendia. Analisar o projeto do edifício escolar dentro de cada espaço determinado no projeto contrapondo com a legislação do período e teorias pedagógicas. | pt |
dc.description.abstract | This job has the objective of studying the construction of the school groups in Sao Paulo's city between 1893 and 1917, this period is identified by the construction of four building chosen for this analysis and they are from the period of the first Brazilian Republic. Limited to this period, we will be observe in this view of the city and we will be investigate the architectural design and education proposal, So, to understand how was to design a school building obeying the requirements of the Codes Health, Internal Regiments Public schools, Code Positions in Sao Paulo's city and some pedagogical issues. To understanding the deployment and location of the building within the urban network through its location on maps of the city. To knowing neighborhoods where buildings were built and people that he cared. To analyzing the design of the school building within each specific space in the proposed contrasting with the legislation of the period and pedagogical theories. | en |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/370 | |
dc.subject | Escolas - Edifícios | |
dc.subject | Escolas - Edifícios - História - São Paulo | |
dc.title | Grupo escolar e espaço arquitetônico: um estudo sobre os dispositivos materiais de produção da escola graduada (1893-1917) | |
dc.type | Dissertação | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.rights | Open Access |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1