Repositório Institucional da UNISO
 

O papel do soft power da Disney na disseminação da cultura norte-americana no Brasil durante a 2ª Guerra Mundial

dc.contributor.advisorLeite, Maria Luísa Telarolli de Almeida
dc.contributor.authorCassoni, Laura Garcia
dc.date.accessioned2025-02-07T13:56:07Z
dc.date.available2025-02-07T13:56:07Z
dc.date.issued2024
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo analisar o papel do soft power exercido pela Walt Disney Company na disseminação da cultura norte-americana no Brasil durante a Segunda Guerra Mundial. A pesquisa adota a teoria construtivista das Relações Internacionais para compreender como as produções culturais da Disney foram utilizadas como ferramenta diplomática no fortalecimento da hegemonia dos Estados Unidos no contexto da política de "Boa Vizinhança". Além disso, explora o conceito de indústria cultural para discutir a os estereótipos da cultura brasileira no filme “Alô, Amigos” (1942), destacando como essas representações serviram aos interesses políticos norte-americanos. Os resultados indicam que o filme atuou como um veículo estratégico de propaganda, promovendo narrativas de amizade e solidariedade entre Brasil e Estados Unidos, enquanto reforçava dinâmicas de poder desiguais. Apesar de sua eficácia como ferramenta diplomática, o filme perpetua uma visão estereotipada da cultura brasileira, priorizando elementos que atendiam aos objetivos norte-americanos. Assim, a pesquisa conclui que o soft power da Disney é um instrumento poderoso na diplomacia cultural americana, capaz de moldar percepções e fortalecer a presença dos Estados Unidos no imaginário coletivo global.pt
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1811
dc.identifier.urihttps://doi.org/10.22482/dspace/350
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilen
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
dc.subjectRelações Internacionais - TCC
dc.subjectUniversidade de Sorocaba - TCC
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS SOCIAIS::Ciências Sociais::Ciência Política
dc.titleO papel do soft power da Disney na disseminação da cultura norte-americana no Brasil durante a 2ª Guerra Mundial
dc.typeMonografia / TCC
dspace.entity.typePublication
local.description.courseRelações Internacionais
relation.isAdvisorOfPublication44ce8808-688e-4b73-b298-a65db99e8614
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscovery44ce8808-688e-4b73-b298-a65db99e8614

Arquivos

Pacote Original
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
O papel do soft power da Disney na disseminação da cultura norte-americana no Brasil durante a 2ª Guerra Mundial.pdf
Tamanho:
1.5 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Licença do Pacote
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Nenhuma Miniatura disponível
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.18 KB
Formato:
Item-specific license agreed to upon submission
Descrição: