Repositório Institucional da UNISO
 

Do bife ao infinito: relações de consumo da revista Cláudia

dc.contributor.advisorSilva, Míriam Cristina Carlos
dc.contributor.authorFregni, Carla Patricia
dc.date.accessioned2023-05-09T20:54:02Z
dc.date.available2023-05-09T20:54:02Z
dc.date.issued2010
dc.description.abstractA revista Claudia é um veículo de comunicação, um bem simbólico e um produto de mercado. O consumo está presente em todas essas instâncias. Consumir essa revista é vivenciar fruições por meio de processos de significação. A relação da leitora com o consumo é firmada em mediações simbólicas em que mercadorias se traduzem em sensações; pessoas se transformam em produtos; necessidades dão lugar a desejos; o ato de comprar se torna um instrumento para construir a própria identidade. O consumo, na revista Claudia, pode ser visto como o centro de convergência dos interesses da leitora, do anunciante e, por conseqüente missão, do próprio editor que deve atender às expectativas de leitura de sua audiência e estabelecer a viabilidade para a publicação de anúncios nas páginas da revista. O método de pesquisa utilizado se deu pela análise do conteúdo redacional e publicitário das edições impressas e do website dessa revista durante o período de 2009 a 2010. Neste trabalho, as relações com o consumo estão muito mais embasadas na análise dos signos do que na análise econômica; mais voltadas a Barthes do que a Marx; mais atreladas à idéia do poder da agência humana do que à idéia de alienação e domínio do homem. É inegável que as seduções do consumo podem levar uma sociedade ao efêmero, à opressão e ao agravamento das diferenças de classes. Igualmente inegável é que signos do consumo, muitas vezes, se configuram como instrumentos para a comunicação social. As reflexões suscitadas nesta dissertação não convidam ao julgamento do caráter do consumo, mas, sugerem contemplá-lo por meio de alguns signos apresentados pela revista Claudia.pt
dc.description.abstractClaudia Magazine is a mass communication vehicle, a symbolic good and a market product. The consuming is everywhere and consuming this maganize is living through signification processes. The relationship between the female reader with the consuming is established by symbolic mediations where merchandises represent sensations; people are transformed into products; needs are replaced by desires; buying becomes an instrument of building its on identity. In Claudia Magazine, consuming can be seen as a convergent center of female and advertiser reader interests and, consequently, the editor that must meet the readers expectations and establish the viability to publish the advertisement in the magazine pages. The research method used started with the editorial written and publicity content analysis of press editions and this magazine website from 2009 to 2010. In this work, the consuming relations are more based on the signs than on the economical analysis, and on Barthes than on Marx. It is more leashed on the human agency power idea than the alienation idea and man domain. It is undeniable that consuming seductions can lead society to ephemeral, oppression and growing class differences. Also undeniable is that signs consuming very often configurates as social communication instruments. The reflection that arises from this work do not invite to caracter consuming judgement but suggests to dare it through some signs presented by Claudia Magazine.en
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/485
dc.subjectComunicação e cultura
dc.subjectComportamento do consumidor
dc.subjectMultimídia interativa
dc.subjectComunicação de massa - Aspectos sociais
dc.subjectPeriódicos para mulheres
dc.titleDo bife ao infinito: relações de consumo da revista Cláudia
dc.typeDissertação
dspace.entity.typePublication
local.rightsOpen Access

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