A formação continuada de professores de educação física na Diretoria de Ensino de Sorocaba: um estudo de caso
Arquivos
Data
Tipo de documento
Curso
Assunto
Autor(es)
Orientador(es)
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Resumo / Abstract
Este trabalho tem como objetivo analisar os efeitos causados pelas políticas formação continuada da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEE/SP) como proposta de trabalho no contexto escolar, por meio dos programas estabelecidos para os professores que trabalharam com o componente curricular de Educação Física nas séries iniciais do ensino fundamental, na Diretoria de Ensino de Sorocaba no período de 2002 a 2005. Num primeiro momento, são desenvolvidos os conceitos teóricos que dão embasamento às propostas de políticas públicas desenvolvidas pelos órgãos governamentais no campo educacional. Em seguida, serão elucidadas questões terminológicas relativas ao campo da formação continuada à luz do olhar crítico, baseado nos referenciais bibliográficos e experiências vivenciadas pelos educadores responsáveis pela implementação dos programas aqui estudados. O estudo é composto por pesquisa de campo do tipo qualitativa, com entrevistas de cinco professores de Educação Física participantes do processo de implementação das políticas educacionais desenvolvidas no período citado. Além disso, é feito o exame de documentos legais utilizados pela SEE/SP. Na seqüência, é feita análise das respostas dadas pelos professores. Conclui-se que a política educacional de formação continuada não se coaduna com a realidade vivida pelos professores da área e que se faz necessária uma reavaliação permanente das políticas públicas do setor.