Cultura eletrônica, blogs e formação universitária
Arquivos
Data
Tipo de documento
Curso
Assunto
Autor(es)
Orientador(es)
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Resumo / Abstract
A evolução tecnológica observada a partir da década de 80 modificou o panorama mundial. Nunca, na história da humanidade, tantas transformações ocorreram de forma simultânea e em tão pouco tempo. Porém, para a maioria da população a “sociedade do conhecimento” não é real, pois o conhecimento e a tecnologia estão centrados nas mãos de poucos. Uma série de reflexões, voltadas para a questão da democratização do saber, estão presentes em nossa sociedade. Este trabalho, trata, em primeiro lugar, da universidade pública e particular, pois na atualidade houve um aumento considerável do número de instituições privadas de serviços educacionais, servindo à lógica do mercado e à ampliação de uma atividade econômica; por outro lado, existe a luta das instituições que recebem financiamento público e que tentam se manter e se preservar diante de imposições mercadológicas. A partir desse panorama, caracteriza-se, por meio de uma base teórica, o conceito de universidade, suas várias ramificações, inserida no mercado econômico. Outro aspecto é o estudante universitário hoje, e a condição de “ser universitário”: como se caracteriza essa população que corre ao encontro de uma formação superior e o conhecimento que este estudante produz. Neste ponto, aparece a WEB, não somente como fonte de pesquisa, mas também como meio de divulgação do saber de grupos específicos. Surge, assim, o foco do trabalho: os blogs de estudantes universitários. O que se pretende investigar, por meio de uma base teórica, é que tipo de estudante produz conhecimento e que conhecimento produz. Neste trabalho, há o interesse de desvendar como os blogs funcionariam para a divulgação do conhecimento de estudantes universitários de Instituições de Ensino Superior. São reflexões sobre a questão da universidade hoje, seus caminhos e suas relações com o mundo do saber. Um outro aspecto a se pensar é a WEB, como é vista e como se apresenta diante do estudante universitário. Diante desse cenário de possibilidades, os blogs marcam presença nesse meio de comunicação, além de serem uma possibilidade de transmissão de conhecimento e informações dos mais variados tipos. Analisa-se a WEB, a universidade, o “ser” universitário e os blogs produzidos por alunos; ora presos a uma instituição, ora resultado de uma vontade própria, essas produções transmitem um tipo de saber universitário. Estas reflexões se estendem sobre a formação universitária e a cultura eletrônica.