Cultura eletrônica, blogs e formação universitária
dc.contributor.advisor | Britto, Luiz Percival Leme | |
dc.contributor.author | Alencar, Cátia Solange Fornaziero Celeste de | |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T20:53:11Z | |
dc.date.available | 2023-05-09T20:53:11Z | |
dc.date.issued | 2007 | |
dc.description.abstract | A evolução tecnológica observada a partir da década de 80 modificou o panorama mundial. Nunca, na história da humanidade, tantas transformações ocorreram de forma simultânea e em tão pouco tempo. Porém, para a maioria da população a “sociedade do conhecimento” não é real, pois o conhecimento e a tecnologia estão centrados nas mãos de poucos. Uma série de reflexões, voltadas para a questão da democratização do saber, estão presentes em nossa sociedade. Este trabalho, trata, em primeiro lugar, da universidade pública e particular, pois na atualidade houve um aumento considerável do número de instituições privadas de serviços educacionais, servindo à lógica do mercado e à ampliação de uma atividade econômica; por outro lado, existe a luta das instituições que recebem financiamento público e que tentam se manter e se preservar diante de imposições mercadológicas. A partir desse panorama, caracteriza-se, por meio de uma base teórica, o conceito de universidade, suas várias ramificações, inserida no mercado econômico. Outro aspecto é o estudante universitário hoje, e a condição de “ser universitário”: como se caracteriza essa população que corre ao encontro de uma formação superior e o conhecimento que este estudante produz. Neste ponto, aparece a WEB, não somente como fonte de pesquisa, mas também como meio de divulgação do saber de grupos específicos. Surge, assim, o foco do trabalho: os blogs de estudantes universitários. O que se pretende investigar, por meio de uma base teórica, é que tipo de estudante produz conhecimento e que conhecimento produz. Neste trabalho, há o interesse de desvendar como os blogs funcionariam para a divulgação do conhecimento de estudantes universitários de Instituições de Ensino Superior. São reflexões sobre a questão da universidade hoje, seus caminhos e suas relações com o mundo do saber. Um outro aspecto a se pensar é a WEB, como é vista e como se apresenta diante do estudante universitário. Diante desse cenário de possibilidades, os blogs marcam presença nesse meio de comunicação, além de serem uma possibilidade de transmissão de conhecimento e informações dos mais variados tipos. Analisa-se a WEB, a universidade, o “ser” universitário e os blogs produzidos por alunos; ora presos a uma instituição, ora resultado de uma vontade própria, essas produções transmitem um tipo de saber universitário. Estas reflexões se estendem sobre a formação universitária e a cultura eletrônica. | por |
dc.description.abstract | The technological evolution observed starting from the decade of 80 modified the world panorama. Never, in the humanity's history, so many transformations happened in a simultaneous way and in such little time. However, for most of the population the "society of the knowledge" is not real, because the knowledge and the technology continue centered in the hands of few. A series of reflections, gone back to the subject of the democratization of the knowledge, they are present in our society. This work treats, in first place, of the public and private university, because at the present time there was a considerable increase of the number of private institutions of education services, serving to the logic of the market and the enlargement of an economical activity; on the other hand, the fight of the institutions that receive public financing exists and that try to maintain and if it preserves before impositions of the market. To leave of that panorama, it is characterized, through a theoretical base, the university concept, their several ramifications, and inserted at the economical market. Another aspect is the academical student today and the condition of being "academical": as that population is characterized that runs to the encounter of a superior formation and the knowledge that this student produces. In this point, the WEB appears , not only as research source, but also as middle of popularization of the knowledge of specific groups. It appears, like this, the focus of the work: the academical students' weblogs. The one that she intend to investigate, through a theoretical base, is that student type produces knowledge and that knowledge produces. In this work, there is the interest of unmasking as the weblogs would work for the popularization of the academical students' of Institutions of Higher education knowledge. They are today reflections on the subject of the university, their roads and their relationships with the world of the knowledge. Another aspect to think is the WEB, as it is seen and as comes before the academical student. Before of that scenery of possibilities, the weblogs mark presence in that middle of communication, besides they be a possibility of knowledge transmission and information of the most varied types. It´s been analysed the WEB, the university, being academical and the weblogs produced by students; some times arrested to an institution, other times resulted of an own will, those productions transmit a type of knowing academical. These reflections extend on the academical formation and the electronic culture. | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/363 | |
dc.subject | Internet na educação | |
dc.subject | Blogs | |
dc.subject | Comunicação eletrônica - Aspectos sociais | |
dc.subject | Ensino superior - Inovações tecnológicas | |
dc.title | Cultura eletrônica, blogs e formação universitária | |
dc.type | Dissertação | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.rights | Open Access |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1