Educação física e educação ambiental: uma possibilidade de diálogo por meio das práticas pedagógicas cotidianas com crianças de 1ª a 4ª séries
dc.contributor.advisor | Reigota, Marcos | |
dc.contributor.author | Cardoso, Íris Adriane Santoro | |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T20:53:34Z | |
dc.date.available | 2023-05-09T20:53:34Z | |
dc.date.issued | 2007 | |
dc.description.abstract | O objetivo da pesquisa é refletir sobre a existência de diálogo entre Educação Física e Educação Ambiental, por meio das atividades realizadas por crianças de 1ª a 4ª séries nas práticas pedagógicas cotidianas das aulas de Educação Física de uma escola na cidade de Sorocaba. Esta análise está voltada para as possibilidades e desafios do encontro da Educação Física e a Educação Ambiental no cotidiano escolar, sendo feita através de uma revisão bibliográfica, de minha trajetória como professora de Educação Física e das práticas pedagógicas cotidianas. Essa preocupação se deu na minha vivência como professora, pois sentia a necessidade de novos trajetos que fossem além do curricular. Intrigava-me outros temas além dos exercícios, das repetições e dos esportes. Ao analisar o corpo e o movimento, observei como forma de conhecimento, que esse processo busca compreender se as relações de tempo/espaço no cotidiano interferem ou não no meio ambiente. Em outras palavras: descobertas corporais despertam a criatividade e influenciam na cultura corporal dos alunos e alunas? Pesquisei esse encontro da Educação Ambiental com a Educação Física em dois momentos: no corpo e na quadra como meio ambiente. De que maneiras se dão esses encontros? Quais os pontos comuns entre essas áreas? Com a análise das práticas pedagógicas e seus significados, espero responder a essas questões. | por |
dc.description.abstract | The purpose of this research is to reflect though activities done by children from seven to ten years old in gym education in a school quotidian in the city of Sorocaba, observing the contribution of environmental education. This analysis is turned up to the possibilities and challenges from the meeting of gym and environmental education to school quotidian, been made through a bibliography revision, from my trajectory as a gym teacher a pedagogy exercise daily. I start to preoccupy about this through my teacher‟s life which I felt the need of new course that goes beyond my curriculum. Worried me others themes beyond exercises, repetitions and sports. When we analyze a body and movement, observing them as knowledge, this process search to understand if the relation of time and space of the quotidian interfere or not in the environment. In other words: does corporal reveal stimulate creativity and influence the corporal culture of students? We search this meeting between environmental and gym education in two moments: at the body and in the square as an environment. How this meeting can happen? What does it have in common? With this analysis of pedagogy exercise and their meaning, We hope to answer this questions. | eng |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/417 | |
dc.subject | Educação física - Estudo e ensino | |
dc.subject | Educação ambiental | |
dc.title | Educação física e educação ambiental: uma possibilidade de diálogo por meio das práticas pedagógicas cotidianas com crianças de 1ª a 4ª séries | |
dc.type | Dissertação | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.rights | Open Access |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1