Corpos em evidência: reflexões sobre a exposição corporal no curso de fisioterapia
dc.contributor.advisor | Nogueira, Eliete Jussara | |
dc.contributor.author | Narcizo, Andrea Luciana Gomes | |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T20:53:22Z | |
dc.date.available | 2023-05-09T20:53:22Z | |
dc.date.issued | 2006 | |
dc.description.abstract | Este estudo teve como tema a relação do corpo nas condições de aprendizagem do aluno de fisioterapia. Foi realizada uma pesquisa sobre a relação da exposição corporal dos alunos e sua formação como fisioterapeuta, buscando conhecer melhor a opinião de professores sobre o comportamento dos alunos nas aulas práticas e de estágio. Como procedimento de investigação, foi realizado observações e registros do comportamento de alunos em aulas práticas e estágio, assim como entrevistas com professores de Universidades particulares, utilizando como instrumento um roteiro de questões sobre indicações de comportamentos dos alunos com relação a exposição corporal nas aulas práticas, as possíveis causas e reflexões sobre as condições de aprendizado. As respostas foram agrupadas e realizadas leituras para análise de conteúdo. Os dados apontam para reflexões sobre a vergonha do corpo, o distanciamento ou fragmentação e as condições de aprendizagem oferecidas pela universidade como possíveis motivos para a inibição corporal dos alunos. Assim como uma concordância entre os professores sobre o número grande de alunos para as práticas terapêuticas, necessidade de um trabalho corporal e de auto conhecimento, de preservação da privacidade do aluno, da influencia da sociedade contemporânea com um único padrão de corpo, e da necessidade de refletir sobre a formação no curso, com preocupação ao amadurecimento e aproximação do aluno com o próprio corpo. | por |
dc.description.abstract | This study presents as subject the relationship of the body in the learning conditions of physiotherapy students. A survey was carried out on the relationship of the students’ body exposure and their education as physiotherapists, aiming at knowing better the professors' opinions on the behavior of the students during practical and probation classes. As investigative procedure, students’ behavior during practical and probation classes was observed and recorded. Interviews with private universities’ professors were also carried out, using as instrument a questionnaire on the behavior indications of the students in relation to the body exposure in the practical classes, the possible causes and thoughts about the learning conditions. The answers were grouped and readings were carried out to analyze the content. The data indicate thoughts related to shame, detachment, fragmentation of the body, as well as learning conditions offered by the University as the main reasons for the students’ body inhibition. There is also a consensus between the professors on the large number of students in therapeutic practices, the need of body work and self-consciousness, student’s privacy preservation, contemporary society influence with a single body standard and the need of thinking on the course, with worries related to maturing and the proximity of the student with his/her own body. | eng |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/386 | |
dc.subject | Fisioterapia - Estudo e ensino | |
dc.subject | Corpo humano | |
dc.subject | Imagem corporal | |
dc.subject | Ensino superior | |
dc.title | Corpos em evidência: reflexões sobre a exposição corporal no curso de fisioterapia | |
dc.type | Dissertação | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.rights | Open Access |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1