Repositório Institucional da UNISO
 

Proposta curricular do Estado de São Paulo: algumas implicações no trabalho docente

dc.contributor.advisorAlmeida Júnior, Vicente de Paula
dc.contributor.authorHand, Catarina André
dc.date.accessioned2023-05-09T20:54:05Z
dc.date.available2023-05-09T20:54:05Z
dc.date.issued2010
dc.description.abstractEste estudo trata do processo de Implantação do Currículo Oficial do Estado de São Paulo, ocorrido em 2008 e 2009. Envolve os sentidos que os professores atribuem à educação e ao seu próprio trabalho, bem como suas avaliações sobre as condições para realizá-lo e dele retirar satisfações pessoais e sociais. Estarão os professores alinhados a essa nova proposta? Na concepção deles, estará essa nova proposta alinhada aos interesses e necessidades de seus alunos e da sociedade como um todo? Os docentes percebem-se como autores ou co-autores dos cadernos elaborados para aplicação do Currículo Oficial em sala de aula? O objetivo é efetivar um trabalho com relevância social e qualidade científica, que possa vir a contribuir para futuras formulações e implementações de políticas públicas, visando a educação como meio de construção de sociedade justa e democrática. A ênfase foi o da perspectiva do Trabalho do Professor, analisando os fatos colhidos à luz das bibliografias existentes sobre o assunto e de registros encontrados em uma escola púbica estadual, que diz respeito direto ao tema, e entrevistas com dez professores da mesma escola. Conclui-se que os professores estão executando uma política que não foi por eles pensada. Esta, além de doutrinária, emana poder, pois estabelecem as normas, diretrizes, avaliação e controle sobre os conjuntos de atividades nucleares da escola.pt
dc.description.abstractThis study focuses on the process of Curriculum Implementation of the Official State of São Paulo, in 2008 and 2009. It involves the feelings that teachers apply to education and their own work as well as their evaluations of the conditions to do it and receive in return personal and social satisfaction. Are teachers aligned to this new proposal? In their view, this new proposal will be aligned with the interests and needs of the students and society as a whole? The teachers perceive themselves as authors or coauthors of notebooks designed for implementation of Official Curriculum in the classroom? Our goal is to produce work of social relevance and scientific quality, which will contribute to future formulation and implementation of public policies aimed at education as a means of building a fair and democratic society. Our emphasis was the prospect of the teachers work, analyzing the facts collected in the light of existing bibliographies on the subject and records found in a state public school, which relates directly to the issue, and interviews with ten teachers from the same school. We conclude that teachers are running a policy that was not designed for them. This, as well as doctrinal, exudes power, they establish standards, guidelines, evaluation and control over the sets of nuclear activities of the school.en
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/494
dc.subjectCurrículos - São Paulo (Estado) - Brasil
dc.subjectEducação - São Paulo (Estado) - Brasil
dc.subjectReforma do ensino - São Paulo (Estado) - Brasil
dc.subjectEducação e Estado - Brasil
dc.titleProposta curricular do Estado de São Paulo: algumas implicações no trabalho docente
dc.typeDissertação
dspace.entity.typePublication
local.rightsOpen Access

Arquivos

Pacote Original
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
84647.pdf
Tamanho:
902.6 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format