Ver e ouvir estrelas no cotidiano escolar: narrativas de egressas de pedagogia do Vale do Ribeira/SP
Arquivos
Data
Tipo de documento
Curso
Assunto
Autor(es)
Orientador(es)
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Resumo / Abstract
Narrar vidas singulares é uma forma de sensibilizar e dar visibilidade a identidades, que por vezes não são percebidas, ou valorizadas. A presente pesquisa teve como objetivo apresentar narrativas de mulheres que cursaram Pedagogia, na primeira faculdade privada do Vale do Ribeira. Justifica-se a pesquisa, na medida em que foi verificado não haver muitos estudos referentes ao alunado desse curso, especificamente dessa região do estado de São Paulo, e, principalmente com mulheres, com o objetivo primordial de constatar o impacto da graduação em suas vidas. Para obtenção de dados foi utilizada entrevista semiestruturada com base na história oral realizada com alunas egressas de Pedagogia do último ano da matriz curricular 2012/2016. Ao investigar as histórias foi possível relacionar o cotidiano escolar, mais amplo, a importância para as egressas entrevistadas adquirirem conhecimento em nível superior e as mudanças de entendimento da vida. Essa pesquisa entrevistou cinco mulheres, investigando os motivos da escolha do curso, e as possíveis contribuições pessoais e profissionais. Como resultados gerais as narrativas apresentam histórias de superação, das dificuldades em estudar, os enfrentamentos pessoais, financeiros, familiares que as entrevistadas venceram para conseguirem seus sonhos.