Repositório Institucional da UNISO
 

Contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na formação em educação física

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2018

Tipo de documento

Dissertação

Curso



Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

Autor(es)

Orientador(es)

Coorientador(es)

Organizador(es)

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo / Abstract

Este estudo tem como foco temático a formação docente em Educação Física, analisada na perspectiva do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O objetivo geral foi analisar as contribuições desse Programa na formação dos alunos egressos dos cursos de Educação Física que participaram do PIBID. A pesquisa é de natureza qualitativa, caracterizando-se como um estudo descritivo, com consulta aos documentos que regem o funcionamento do PIBID, bem como a análise dos subprojetos existentes nas três IES públicas do estado de São Paulo, além da aplicação de entrevistas semiestruturadas aos alunos egressos do Programa e aos atuais professores coordenadores dessas IES. Apoiando-se numa Análise de Conteúdo de Bardin (2011), os dados foram interpretados, iniciando-se com a descrição das entrevistas, a redução em Unidades de Registro, agrupadas posteriormente em Unidades de Contexto, as quais geraram duas grandes Categorias pontuadas como: as contribuições do PIBID na formação dos alunos egressos e as contribuições do PIBID para as IES formadoras. Ao analisar essas Unidades foi possível perceber que as ações do Programa proporcionaram maior aproximação entre os espaços da Universidade e da Escola de Ensino Fundamental, assim como auxiliaram a construção da identidade profissional dos formandos. O estudo também serviu para reflexões sobre as questões que envolvem o estágio supervisionado e as problemáticas presentes no cotidiano escolar. Para as IES foi possível perceber que o PIBID contribui para que os cursos de Licenciatura obtenham maior visibilidade dentro das IES e de estabelecer um diálogo com as escolas públicas. Nessas duas categorias também apareceram alguns aspectos negativos do Programa, relacionados à seletividade do mesmo, à burocratização exigida para as ações nas IES, entre outros. Entretanto, as revelações da pesquisa possibilitaram considerar o PIBID como um instrumento que potencializa a formação docente nos cursos de Educação Física. Segundo informações da Capes o PIBID será extinto para dar lugar ao Programa de Residência Pedagógica, trazendo modificações na dinâmica adotada até então. Assim, enfatiza-se a importância de novos estudos que possam analisar as condições presentes nessa estratégia de inserção do licenciando no futuro ambiente de trabalho.


Citação

Use este identificador para citar ou linkar este item