Contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na formação em educação física
Arquivos
Data
Tipo de documento
Curso
Assunto
Autor(es)
Orientador(es)
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Resumo / Abstract
Este estudo tem como foco temático a formação docente em Educação Física, analisada na perspectiva do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O objetivo geral foi analisar as contribuições desse Programa na formação dos alunos egressos dos cursos de Educação Física que participaram do PIBID. A pesquisa é de natureza qualitativa, caracterizando-se como um estudo descritivo, com consulta aos documentos que regem o funcionamento do PIBID, bem como a análise dos subprojetos existentes nas três IES públicas do estado de São Paulo, além da aplicação de entrevistas semiestruturadas aos alunos egressos do Programa e aos atuais professores coordenadores dessas IES. Apoiando-se numa Análise de Conteúdo de Bardin (2011), os dados foram interpretados, iniciando-se com a descrição das entrevistas, a redução em Unidades de Registro, agrupadas posteriormente em Unidades de Contexto, as quais geraram duas grandes Categorias pontuadas como: as contribuições do PIBID na formação dos alunos egressos e as contribuições do PIBID para as IES formadoras. Ao analisar essas Unidades foi possível perceber que as ações do Programa proporcionaram maior aproximação entre os espaços da Universidade e da Escola de Ensino Fundamental, assim como auxiliaram a construção da identidade profissional dos formandos. O estudo também serviu para reflexões sobre as questões que envolvem o estágio supervisionado e as problemáticas presentes no cotidiano escolar. Para as IES foi possível perceber que o PIBID contribui para que os cursos de Licenciatura obtenham maior visibilidade dentro das IES e de estabelecer um diálogo com as escolas públicas. Nessas duas categorias também apareceram alguns aspectos negativos do Programa, relacionados à seletividade do mesmo, à burocratização exigida para as ações nas IES, entre outros. Entretanto, as revelações da pesquisa possibilitaram considerar o PIBID como um instrumento que potencializa a formação docente nos cursos de Educação Física. Segundo informações da Capes o PIBID será extinto para dar lugar ao Programa de Residência Pedagógica, trazendo modificações na dinâmica adotada até então. Assim, enfatiza-se a importância de novos estudos que possam analisar as condições presentes nessa estratégia de inserção do licenciando no futuro ambiente de trabalho.