O ensino de teoria geral da administração para a compreensão da formação do administrador e do processo de organização do trabalho
Arquivos
Data
Tipo de documento
Curso
Assunto
Autor(es)
Orientador(es)
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Resumo / Abstract
Esta dissertação vincula-se a linha de pesquisa “Cotidiano e Conhecimento Escolar” e tem como finalidade problematizar o processo formativo do Administrador de Empresas, com base na seguinte indagação: os componentes curriculares Teoria Geral da Administração I e II desenvolvidos numa Instituição de Ensino Superior paulista, contribuem para a formação do Administrador na perspectiva de humanização do processo de organização do trabalho? A busca de possível resposta ao problema proposto demandou: (a) o entendimento das práticas sociais que no âmbito do processo de organização do trabalho produzem a desumanização dos trabalhadores; (b) exame dos componentes curriculares Teoria Geral da Administração I e II tentando discernir suas contribuições para o entendimento do processo de organização do trabalho na sociedade em curso; (c) entrevista com o docente responsável pelos referidos componentes curriculares com o objetivo de problematizar sua compreensão sobre a contribuição desses componentes para o processo formativo do aluno do Curso de Administração e (d) análise de relatórios de pesquisa em empresas para observar as tendências relativas aos processos de organização do trabalho.