A formação continuada: mudanças do trabalho docente e suas contradições no processo de formação por competências na rede municipal de Sorocaba
dc.contributor.advisor | Miranda, Fernando Silveira Melo Plentz | |
dc.contributor.author | Oliveira, Ana Paula de | |
dc.date.accessioned | 2024-09-06T13:17:46Z | |
dc.date.available | 2024-09-06T13:17:46Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.description.abstract | Esta dissertação, vinculada à linha de pesquisa Políticas, Gestão e História da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade de Sorocaba, trata de compreender as mudanças no trabalho docente e suas contradições no processo de formações continuadas decorrente da pedagogia por competências, após a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na rede municipal de ensino de Sorocaba. Diante do cenário atual, em que os professores se encontram submetidos a uma prática pedagógica voltada à valorização das competências, surgiu a necessidade de compreender essa reforma implantada na educação a partir da BNCC e suas contradições para o trabalho docente por meio dos processos de formação continuada de professores, no âmbito das políticas educacionais presentes no contexto da base. Para atingir o objetivo, a pesquisa foi organizada em quatro momentos, sendo eles: discorrer sobre como se deu o processo de implementação da BNCC em nosso país; analisar, por meio da BNC- formação, a implantação da pedagogia das competências no município de Sorocaba; verificar os impactos dessa formação por meio das políticas públicas de formação continuada no trabalho docente; e, por fim, identificar historicamente as contradições postas por essa política no processo de formação e trabalho docente. Buscou-se analisar a BNCC para verificar como ocorreu a implantação e suas implementações da pedagogia das competências no município de Sorocaba, examinando os impactos dessa formação por meio das políticas públicas de formação continuada no trabalho docente, e, finalmente, foram identificadas historicamente as contradições postas por essa política no processo de formação e trabalho docente na rede municipal de ensino de Sorocaba. No que tange aos aspectos metodológicos, com a intenção de elucidar o contexto histórico e social em que se encontra a formação continuada dos professores na rede municipal de Sorocaba após a implantação da BNCC, foi realizada uma análise bibliográfica e documental que considera o método histórico-dialético, recorrendo à historicidade das fontes e documentos. Os principais aportes teóricos da pesquisa foram definidos em Ramos (2001) para a compreensão da historicidade da pedagogia das competências, em Rodríguez e Almeida (2008) para as políticas públicas de formação docente, em Fernandes (2019) para o papel político do professor, e Cury, Reis e Zanardi (2018) para as contradições diante apresentadas pela BNCC. Os resultados da pesquisa apontaram, primeiramente, para uma rede municipal de ensino que não permite o desenvolvimento da identidade docente e que vem marcada por um histórico educacional que sofreu muitas rupturas e descontinuidades para atender à obrigatoriedade da BNCC, que tem uma proposta de formação para o trabalho docente cada vez mais utilitarista, na qual há a racionalização de suas funções e esvaziamento de conteúdos, aproximando a profissão docente a de um “treinador” que organiza atividades descritivas, e, acima de tudo, preza por desenvolver competências desejáveis a um cidadão funcional. Desse modo, a rede de municipal de ensino de Sorocaba está contradizendo seus principais documentos norteadores, que foram criados ao longo dos anos por meio de muita luta e resistência e que ainda estão vigentes, provocando em seu professorado a dualidade entre o que se defende ideologicamente e o que se aplica. | pt |
dc.description.abstract | This dissertation, linked to the line of research on education policies, management and history of the Postgraduate Program in Education at the University of Sorocaba, aims to understand the changes in teachers' work and their contradictions in the process of continuing training as a result of competency-based pedagogy, following the implementation of the National Common Core Curriculum (BNCC) in Sorocaba's municipal education network. Given the current scenario, in which teachers are subjected to a pedagogical practice aimed at valuing competencies, there was a need to understand this reform implemented in education based on the BNCC and its contradictions for teaching work through the processes of continuing teacher training, within the scope of the educational policies present in the context of the base and then explain, what were the impacts on teaching work in the Sorocaba municipal education network, through continuing training? With the main objective of this research being to understand the changes in teacher work and their contradictions in the process of continuing training, the research was organized in four moments, namely: to discuss how the BNCC was implemented in our country; to analyze, through the BNC-Formação, the implementation of the pedagogy of competences in the municipality of Sorocaba; to verify the impacts of this training, through public policies for continuing training in teacher work; and finally to historically identify the contradictions posed by this policy in the process of training and teacher work. In order to answer this question, the research used the BNCC to analyze how the pedagogy of competencies was implemented in the municipality of Sorocaba, to verify the impacts of this training, through public policies for continuing training in teacher work and, finally, to historically identify the contradictions posed by this policy in the process of training and teacher work in the municipal education network of Sorocaba. With regard to the methodological aspects, with the intention of elucidating the historical and social context of continuing teacher training in the Sorocaba municipal network, following the implementation of the BNCC, a bibliographical and documentary analysis was conducted, which considers the historical and dialectical method, using the historicity of sources and documents. The main theoretical contributions of the research are defined in Ramos (2001), to understand the historicity of the pedagogy of competencies, in Rodríguez and Almeida (2008) with public policies for teacher training, Fernandes (2019) for the political role of the teacher, and Cury, Reis and Zanardi (2018) for the contradictions presented by the BNCC. The results of the research point firstly to a municipal education network that does not allow the development of teacher identity and that is marked by an educational history that has suffered many ruptures and discontinuities, currently to meet the mandatory BNCC that has a training proposal for teaching work that is increasingly utilitarian, with the rationalization of its functions, emptied of content, bringing the teaching profession closer to that of a “trainer“ who organizes descriptive activities, and above all values developing competencies desirable for a functional citizen, the Sorocaba municipal education network is contradicting its main guiding documents that were created over the years, through much struggle and resistance, and which are still in force, causing its teachers a duality between what is ideologically defended and what is applied. | en |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1652 | |
dc.identifier.uri | https://doi.org/10.22482/dspace/255 | |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | en |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | |
dc.subject | Professores - Formação | |
dc.subject | Professores - Educação (Educação permanente) | |
dc.subject | Educação e Estado - Sorocaba (SP) | |
dc.subject | Prática de ensino | |
dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS SOCIAIS::Ciências Sociais::Educação | |
dc.title | A formação continuada: mudanças do trabalho docente e suas contradições no processo de formação por competências na rede municipal de Sorocaba | |
dc.type | Dissertação | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.description.program | Programa de Pós-graduação em Educação | |
relation.isAdvisorOfPublication | b8f3b5b3-0c84-4bef-99e4-07e3928183db | |
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscovery | b8f3b5b3-0c84-4bef-99e4-07e3928183db |