Repositório Institucional da UNISO
 

A representação étnico-racial do segmento social negro: livros didáticos de história

dc.contributor.advisorMedrado, Hélio Iveson Passos
dc.contributor.authorSouza, Cleonice de Fátima de
dc.date.accessioned2023-05-09T20:54:06Z
dc.date.available2023-05-09T20:54:06Z
dc.date.issued2010
dc.description.abstractEnquanto dissertação de mestrado, vinculado a linha de pesquisa ―cotidiano escolar‖. O presente trabalho tem como tema de estudo a representação étnicoracial do segmento social negro nos livros didáticos de História do Ensino Fundamental, adotados pela rede pública de ensino do Paraná, Brasil. O objetivo da pesquisa foi perceber a relevância dos textos e imagens dos livros disponíveis e em uso na escola escolhida para o estudo de caso. As teorias apresentadas mostram que as imagens presentes em livros didáticos de História são fundamentais para explicar e reforçar a nossa relação com o mundo visual e conseqüentemente para o desenvolvimento intelectual das crianças em situação de aprendizagem. Pretende-se situar as políticas de ações afirmativas de contexto educativo como a lei 10639/003, como um importante elemento de estudo, discussão e reflexão que, por sua vez, corrobora com as tentativas de rompimento dos processos de exclusão no interior da escola, através da hierarquização dos saberes escolares e da valorização de determinadas culturas em detrimento de outras. Buscou-se refletir sobre o papel da escola e a função social da escolarização dos sujeitos, objetivando a reflexão acerca da proposição política e quais princípios a fundamentam. Os procedimentos efetuados tiveram como base o estudo de textos e imagens das coleções escolhidas pela SEED do Paraná e professores da unidade escolar no ano de 2007. Com esta pesquisa, pode-se perceber que os livros didáticos não devem ser vistos como referência única ao professor de História no seu trabalho: deve ser objeto de crítica e reflexão, de professores e alunos que são seus principais consumidores. Para análise dos dados foram aplicados questionários a estudantes e professores da instituição.por
dc.description.abstractAs a dissertation, linked to the research line "school routine". The present work is to study the issue of representation of ethnic-racial segment of black social history in the textbooks of primary school, adopted by the public schools of Parana, Brazil. The purpose of this research was to understand the relevance of the texts and images of books available and in use at the school chosen for the case study. The theories presented show that the images present in History textbooks are essential to explain and enhance our relationship with the visual world and therefore the intellectual development of children in a learning situation. It is intended to put the politics of affirmative action in educational settings such as law 10639/003, as an important element of study, discussion and reflection which, in turn, supports the attempts of disruption of the processes of exclusion within the school, through the hierarchy of school knowledge and appreciation of certain crops over others. We tried to reflect on the role of school and social function of education of the subject, aiming to reflect on political proposition and what principles underlie it. Procedures that were based on the study of texts and images from the collections chosen by SEED Paraná and teachers of the school unit in 2007. Through this research, we can see that textbooks should not be viewed as a single reference to the history teacher in his work: it must be the object of criticism and reflection, teachers and students who are its main consumers. For data analysis, questionnaires were given to students and teachers.eng
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/497
dc.subjectLivros didáticos - Brasil
dc.subjectRacismo nos livros didáticos - Brasil
dc.subjectNegros
dc.subjectHistória - Livros didáticos
dc.subjectHistória - Estudo e ensino
dc.titleA representação étnico-racial do segmento social negro: livros didáticos de história
dc.typeDissertação
dspace.entity.typePublication
local.rightsOpen Access

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