Repositório Institucional da UNISO
 

Supervisão pedagógica de ensino: o inspetor escolar primário em Sorocaba entre 1931 e 1974

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2016

Tipo de documento

Tese

Curso



Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

Autor(es)

Orientador(es)

Coorientador(es)

Organizador(es)

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo / Abstract

O objetivo desta tese foi investigar e analisar a atuação dos inspetores escolares do ensino primário em Sorocaba, São Paulo, no período de 1931 a 1974. A investigação foi realizada por meio da pesquisa bibliográfica e documental, contemplando a análise: da legislação paulista do cargo de inspetor escolar, dos Annuarios do Ensino do Estado de São Paulo, dos relatórios das delegacias regionais de ensino, dos Termos de Visita dos inspetores e das atas de reuniões pedagógicas mensais de três grupos escolares. A análise documental foi feita em registros do período de 1931 a 1974 e verificou-se que os inspetores escolares atuaram orientando pedagogicamente os professores e diretores de escola. Porém, a partir de 1966, essa orientação pedagógica reduziu rapidamente, até o seu desaparecimento na década de 1970. Os termos de visita foram documentos privilegiados nas pesquisas acadêmica sobre inspetores escolares, mas, desde o seu surgimento legal não tiveram como intento registrar a atuação de orientação aos professores. Em contrapartida, as atas de reuniões pedagógicas mensais revelaram-se valiosos documentos para a pesquisa da atuação dos inspetores escolares na orientação dos professores. A atuação dos inspetores escolares foi analisada através da categoria gramsciana de intelectuais orgânicos.


Citação

Use este identificador para citar ou linkar este item