Supervisão pedagógica de ensino: o inspetor escolar primário em Sorocaba entre 1931 e 1974
dc.contributor.advisor | Sandano, Wilson | |
dc.contributor.author | Bugni, Marco Aurelio | |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T20:56:00Z | |
dc.date.available | 2023-05-09T20:56:00Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.description.abstract | O objetivo desta tese foi investigar e analisar a atuação dos inspetores escolares do ensino primário em Sorocaba, São Paulo, no período de 1931 a 1974. A investigação foi realizada por meio da pesquisa bibliográfica e documental, contemplando a análise: da legislação paulista do cargo de inspetor escolar, dos Annuarios do Ensino do Estado de São Paulo, dos relatórios das delegacias regionais de ensino, dos Termos de Visita dos inspetores e das atas de reuniões pedagógicas mensais de três grupos escolares. A análise documental foi feita em registros do período de 1931 a 1974 e verificou-se que os inspetores escolares atuaram orientando pedagogicamente os professores e diretores de escola. Porém, a partir de 1966, essa orientação pedagógica reduziu rapidamente, até o seu desaparecimento na década de 1970. Os termos de visita foram documentos privilegiados nas pesquisas acadêmica sobre inspetores escolares, mas, desde o seu surgimento legal não tiveram como intento registrar a atuação de orientação aos professores. Em contrapartida, as atas de reuniões pedagógicas mensais revelaram-se valiosos documentos para a pesquisa da atuação dos inspetores escolares na orientação dos professores. A atuação dos inspetores escolares foi analisada através da categoria gramsciana de intelectuais orgânicos. | por |
dc.description.abstract | The objective of this thesis was to investigate and analyze the performance of school inspectors of primary education in Sorocaba, São Paulo, from 1931 to 1974. The research was conducted through bibliographical and documentary research, covering the analysis of the position of the Paulista legislation school inspector, Annuarios of the State of São Paulo teaching, the reports of the regional school districts, the Terms of visit of the inspectors and of the minutes of monthly educational meetings three school groups. The documentary analysis was made in 1931 period records to 1974 and found that school inspectors acted pedagogically guiding teachers and school principals. However, from 1966 this tutoring reduced quickly until its demise in the 1970s The terms of the visit were privileged documents in academic research on school inspectors, but since their legal appearance had no intent to record the performance guidance to teachers. In contrast, the minutes of monthly educational meetings have proved valuable documents for research activities of school inspectors in the guidance of teachers. The role of school inspectors was analyzed by the Gramscian category of organic intellectuals. | eng |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/761 | |
dc.subject | Supervisão escolar - História - Sorocaba (SP) | |
dc.subject | Supervisores escolares | |
dc.subject | Educação - História - Sorocaba (SP) | |
dc.title | Supervisão pedagógica de ensino: o inspetor escolar primário em Sorocaba entre 1931 e 1974 | |
dc.type | Tese | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.rights | Open Access |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1