Percepções de competências didático-pedagógicas em disciplinas em EAD na Universidade de Sorocaba
dc.contributor.advisor | Pinto, Rafael Angelo Bunhi | |
dc.contributor.author | Fernandes, Otavio Henrique Rossi Pinto | |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T20:59:07Z | |
dc.date.available | 2023-05-09T20:59:07Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.description.abstract | Nos últimos anos, pode-se verificar um aumento no número de estudantes na Educação Superior no Brasil, principalmente, mas não exclusivamente, resultante de ações governamentais para o incentivo ao crescimento econômico e de iniciativas públicas e privadas relacionadas a cursos superiores de graduação, inclusive na modalidade à distância. A Educação à Distância - EaD vem ganhando espaço na Educação Superior brasileira, merecendo um olhar especial pela comunidade acadêmica. Com o avanço da EaD, as funções dos professores estão se modificando, passando a exigir novas formas de se desenvolver o trabalho didático-pedagógico e um conjunto de novas competências para o exercício da docência. Este estudo, do Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade de Sorocaba, analisa as competências dos docentes em disciplinas ministradas via Educação à Distância (EaD) da Universidade de Sorocaba. Tem como objetivo principal conhecer as percepções de competências didático-pedagógicas nos docentes que ministraram disciplinas em EaD nos cursos presenciais da Instituição entre 2016 e 2021. A metodologia constitui de levantamento bibliográfico e pesquisa com abordagem qualiquantitativa. Foi aplicado questionário on-line direcionado ao corpo docente da Universidade de Sorocaba, intimamente ligado ao objeto de estudo, por meio da pesquisa de campo, o que permitiu analisar e categorizar o conteúdo das respostas abertas. O resultado da pesquisa identificou alguns pontos positivos e outros pontos a melhorar referentes à competência do docente, com foco no aperfeiçoamento e na busca constante de conhecimentos, habilidades e atitudes (valores) em EaD para o próprio crescimento profissional. A função desafiadora do docente nesta modalidade precisa ser congruente com a evolução da sociedade e das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) e, somado a isso, o uso correto das metodologias ativas de ensino a fim de obter melhor engajamento e motivação dos estudantes. | pt |
dc.description.abstract | In recent years, there has been an increase in the number of students in higher education in Brazil, mainly, but not exclusively, resulting from government actions to encourage economic growth and public and private initiatives related to higher education courses, including in the distance mode. Distance Education - EaD has been gaining ground in Brazilian higher education, deserving a special look by the academic community. With the advancement of EaD, the roles of teachers are changing, demanding new ways to develop didactic-pedagogical work and a set of new competences for the exercise of teaching. This study, from the Postgraduate Program in Education, at the University of Sorocaba, analyzes the competences of teachers in subjects taught via distance education (EaD) at the University of Sorocaba. Its main objective is to know the perceptions of didactic-edagogical competences in teachers who taught disciplines in distance education in the Institution's on-site courses between 2016 and 2021. The methodology consists of a bibliographic survey and research with a quali-quantitative approach. An online questionnaire was applied to the faculty of the University of Sorocaba closely related to the study object, through field research, which allowed the analysis and categorization of the content of the open responses. The result of the survey identified some positive points and other points to improve regarding the competence of the professor, with a focus on improvement and the constant search for knowledge, skills and attitudes (values) in EaD for their own professional growth. The challenging role of the teacher in this modality needs to be congruent with the evolution of society and of Digital Information and Communication Technologies (TDICs) and, in addition, the correct use of active teaching methodologies in order to obtain better engagement and motivation of students. | en |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1084 | |
dc.subject | Ensino a distância | |
dc.subject | Ensino superior - Brasil | |
dc.subject | Professor universitário - Formação | |
dc.subject | Educação permanente | |
dc.title | Percepções de competências didático-pedagógicas em disciplinas em EAD na Universidade de Sorocaba | |
dc.type | Dissertação | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.rights | Open Access |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1