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Educação em valores na EAD: das percepções dos estudantes às diretrizes institucionais

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Resumo / Abstract

Esta tese tem como tema a educação em valores e foi construída a partir da participação no Grupo de Pesquisa em Educação Superior, Tecnologia e Inovação – GPESTI e vinculação ao projeto Verdade e ética nas redes sociais: percepções e influências educacionais em jovens usuários do Facebook, Twitter, Instagram e Youtube. Seu principal objetivo foi verificar quais as percepções de valores éticos e morais que os estudantes de disciplinas na modalidade EaD, dos cursos presenciais da Universidade de Sorocaba, têm sob a égide das quatro éticas de Josep Puig. A relevância desta pesquisa está na necessidade de se conhecer as percepções de estudantes sobre a educação em valores uma vez que ela oferece suporte para o respeito a normas, comportamentos, ações e condutas responsáveis que, quando implementados, facilitam a vida da sociedade e dos cidadãos. A metodologia envolveu levantamento bibliográfico e estudo de campo, com abordagem quantitativa e qualitativa. Para a coleta de dados foi aplicado, aos participantes da pesquisa, no segundo semestre de 2020, um formulário online com oito situações-problema e quatro questões abertas. A análise quantitativa envolveu análise fatorial exploratória, análise fatorial confirmatória e coeficiente de alfa de Cronbach, das situaçõesproblema, que foram apresentadas na escala tipo Likert, com quatro gradações; e as questões abertas foram analisadas à luz do paradigma indiciário, que permitiu identificar os indícios (categorias amplas e relevantes) sobre a questão estudada. As categorias de análise tiveram como sustentação as quatro éticas para aprender a viver: 1) aprender a ser: auto-ética; 2) aprender a conviver: alter-ética; 3) aprender a participar: socioética e 4) aprender a habitar o mundo: ecoética; o movimento indissociável que ocorre por meio da educação: humanização, socialização e singularização de Charlot e o duplo movimento de socialização e individuação de Goergen. Após as análises quantitativas é possível concluir que: a) os estudantes examinam o passado, o presente, o futuro e o resultado que suas ações terão, para si e para o próximo, quando decidem o que é certo ou errado, nas instâncias pessoal e acadêmica; b) eles compreendem a importância da participação no sistema democrático e a relevância da responsabilidade social, como cidadãos cívicos e ativos na sociedade democrática; e c) os estudantes entendem que a preservação da vida e das gerações futuras é decorrente da preservação do meio ambiente e de ações pessoais éticas e cidadãs.


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