Repositório Institucional da UNISO
 

Democratizando o acesso à educação superior: o caso da UFSCAR - Campus Sorocaba

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2011

Tipo de documento

Dissertação

Curso



Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

Autor(es)

Orientador(es)

Coorientador(es)

Organizador(es)

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo / Abstract

O presente estudo apresenta uma reflexão sobre o processo de democratização do acesso à Educação Superior Brasileira. Em especial, foi realizado aqui um estudo de caso, o da Universidade Federal de São Carlos –Campus Sorocaba, implantado no contexto de uma política de expansão formulada pelo Ministério da Educação (MEC). Através de investigação empírica e bibliográfica, este trabalho apresenta um histórico da evolução da educação superior desde o caso dos excedentes, da década de 60 até o Governo de Luiz Inácio Lula da Silva (2003 – 2010). A expansão da educação superior é representada por números em tabelas e em gráficos. Frente a esta expansão são descritos os diversos programas que buscam formas de atender à demanda da Educação Superior. Entre estes programas enfatizou-se o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, o REUNI, mostrando que ele busca levar a universidade pública a todos. Neste contexto de expansão e reestruturação é apresentado o Campus Sorocaba, cuja implantação veio preencher uma lacuna na educação superior em Sorocaba e região, que por longos anos só contava com instituições privadas, em sua maioria, particulares e algumas comunitárias. Neste novo contexto, através de uma análise dos dados dos candidatos ao vestibular de 2009 da UFSCar – Campus Sorocaba, procurou-se identificar se as oportunidades atingiram ou estão atingindo progressivamente os estudantes de Sorocaba e região; se estes estudantes estão tomando ciência desta nova oportunidade de poder usufruir de uma universidade pública reconhecidamente de qualidade. Os resultados deste estudo demonstram avanços na democratização, mas também demonstram que há muito a ser feito e que merece novos acompanhamentos e novos estudos.


Citação

Use este identificador para citar ou linkar este item