Corpo presente, corpo ausente no cotidiano escolar
dc.contributor.advisor | Nista-Piccolo, Vilma Lení | |
dc.contributor.author | Oliveira, Ailton Jacob de | |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T20:57:14Z | |
dc.date.available | 2023-05-09T20:57:14Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.description.abstract | O interesse principal deste estudo, relacionado ao fenômeno da corporeidade, é compreender, em uma abordagem qualitativa, como alunos do Ensino Médio concebem e expressam um corpo presente e ausente em aulas de Educação Física. Em busca de conhecimentos subsidiários ao interesse principal, investiga-se o significado que os sujeitos atribuem ao corpo, corpo saudável, doente, cerceado, livre, humilhado/vaidoso, ativo/passivo, corpo objeto/sujeito e que desperta diferentes sentimentos. Procura-se conhecer, também, como os corpos dos sujeitos analisados se relacionam com outros corpos e quais são alguns dos limites e possibilidades que o cotidiano escolar coloca à expressão da corporeidade de adolescentes. Apoiado em bases filosóficas sobre a fenomenologia do corpo e direcionado à intrincada realidade do ambiente da escola, este trabalho recorre a técnicas de observação e entrevista e as aplica em nove alunos do Ensino Médio de uma escola da rede particular de Sorocaba SP. Esses alunos foram observados em aulas de Educação Física voltadas à prática do boxe, e posteriormente entrevistados. As narrativas verbais e corporais desses sujeitos, interpretadas à luz do Paradigma Indiciário de Carlo Ginzburg e do referencial teórico com que o trabalho dialoga, forneceram-nos indicadores, dos quais foram extraídos sinais que, por sua vez, geraram indícios de um corpo dicotomizado e comportado no contexto em estudo. Nessa realidade, em que apenas a fisiologia “aprende” e não se problematiza a complexidade do corpo, a Educação Física, ao fazer perdurar a antiga dualidade, repete o erro que critica na dinâmica de outros componentes curriculares: ou seja, uma aprendizagem sem “alma”, equivalendo-se àqueles que praticam uma aprendizagem sem corpo. A meio caminho entre uma liberdade vigiada e uma disciplina cada vez mais anacrônica, e quase sempre sob uma produtividade que eufemiza o controle, os corpos são vistos comportados, não totalmente cerceados, mas tampouco totalmente livres. Embora as aulas de Educação Física sejam apontadas como o reduto na escola onde menos os sujeitos se sentem distanciados do que são em sua essência, a condição de disciplinados ainda é geradora de interrupções e um empecilho à formação humanizada. Dicotomizados, comportados e sob influência das demandas contemporâneas da silhueta, os corpos, presentes e ausentes a um só tempo, perdem em subjetividade, reificam-se e, em consequência, veem sua presença – uma presença somente para si – diminuir no cotidiano escolar. A Educação Física, desde que se reconfigure como um espaçotempo favorecedor de novos sentidos ao corpo, tem um papel importante na tarefa de ressignificá-lo e de lhe dar centralidade no processo educativo, a fim de que, completada a sua libertação, ele aceda à condição de sujeito, supere muitos dos entraves que aumentam a sua ausência nos domínios escolares e se torne mais presente. | pt |
dc.description.abstract | The aim of this study is to understand, in a qualitative approach, how high school students conceive and express a present and absent body in Physical Education classes, related to the corporeality phenomenon. In order to find out more about the main interest, we investigate the meaning that the subjects attribute to the body, healthy body, sick, restricted, free, modest/vain, active/passive, object/individual body, that arouses different feelings. It is also sought to know how the bodies of the analyzed subjects relate to other bodies and what are some of the limits and possibilities that everyday school poses to the expression of the corporeality of adolescents. Based on philosophical bases on the phenomenology of the body and directed to the intricate reality of the school environment, this work uses techniques of observation and interview of nine high school students of a private school in Sorocaba – SP. These students were observed in Physical Education classes focused on the practice of boxing, and later interviewed. The verbal and corporal narratives of these subjects, interpreted according to Carlo Ginzburg Evidential Paradigm and the Theoretical Reference with which the work dialogues, provided us indicators, from which signs were extracted, which generated indications of a dichotomized body and behaved in the context under study. In this reality, in which only physiology "learns" and does not question the complexity of the body, Physical Education, in upholding the old duality, repeats the error that criticizes in the dynamics of other curricular components: That is, learning without a "soul", being equivalent to those who practice learning without a body. Halfway between vigilant freedom and an increasingly anachronistic discipline, and almost always under a productivity that effeminates control, bodies are seen behaved, not wholly constrained, but neither totally free. Although Physical Education classes are pointed out as the stronghold in school where subjects are less distanced from what they are in their essence, the disciplined condition is still a source of disruption and a hindrance to humanized formation. Dichotomized, behaved, and influenced by the contemporary demands of the profile, bodies, present and absent at the same time, lose themselves in subjectivity, reify themselves and, consequently, they see their presence - a presence only for themselves - decrease in the daily school life. Physical Education plays an important role in the task of re-signifying and giving the subject centrality in the educational process, as long as it is reconfigured as a space-time favoring new senses to the body, once their liberation is completed, he becomes subject, overcomes many of the obstacles that increase his absence in the school and becomes more present. | en |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/807 | |
dc.subject | Educação física - Filosofia | |
dc.subject | Imagem corporal | |
dc.subject | Educação física (Ensino médio) - Estudo e ensino | |
dc.subject | Ambiente escolar | |
dc.title | Corpo presente, corpo ausente no cotidiano escolar | |
dc.type | Dissertação | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.rights | Open Access |
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