Repositório Institucional da UNISO
 

Compro, logo existo: a sociedade de consumo no cotidiano escolar

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2010

Tipo de documento

Dissertação

Curso



Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

Autor(es)

Orientador(es)

Coorientador(es)

Organizador(es)

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo / Abstract

Esta dissertação pensa qualitativamente a sociedade de consumo no cotidiano escolar. Está preocupada em identificar nos alunos, que frequentam o Ensino Fundamental II, os indícios da cultura de consumo enquanto presentes na indumentária e objetos escolares, ou não, portados pelos alunos na escola. Assim, quer entender como os alunos se relacionam com esses produtos e com as marcas do mundo do consumo contemporâneo, trazidos do mundo exterior para o ambiente escolar. Para tanto, tem como referências teóricas de apoio Zygmunt Bauman, Gilles Lipovetsky, Benjamin Barber e Don Slater enquanto filósofos e sociólogos pensadores da sociedade de consumo; Jurandir Costa Freire, Maria Rita Kehl, Afrânio Mendes Cattani e Renato de Souza Porto Gilioli para entender a conceituação de juventude e sua especificidade na análise proposta; Silvio Gallo, Maria Lúcia de Amorim Soares e Leandro Petarnella no desvendamento da presença nas relações pedagógicas das relações entre consumo e mundo contemporâneo. Os procedimentos adotados envolvem a análise de trabalhos da artista americana Bárbara Kruger, do francês Zevs, dos ingleses Banksy e David Haines e dos artistas presentes na exposição realizada pelo Museu de Arte Moderna de São Paulo – MAM – no Ibirapuera, em agosto de 2010; bem como os desenhos produzidos pelos alunos das 7ª.s e 8ª.s séries, na disciplina Arte, da Escola Municipal Isaura Kruger, em Alumínio/SP, a partir da proposta “Desenhe estudantes contemporâneos”. O resultado da pesquisa revela a presença das marcas, dos logotipos, do estilo de roupa, de cabelo, ideal de beleza, aparelhos como celulares, e outros, como forma de identificação e destaque dos escolares no ambiente escolar. Permite concluir, pelo menos preliminarmente, que os produtos ostentados têm, para o jovem, mais importância que os conteúdos ministrados nas várias disciplinas escolares.


Citação

Use este identificador para citar ou linkar este item