Repositório Institucional da UNISO
 

Publicidade e comicidade: identidades nacionais em cena

dc.contributor.advisorDrigo, Maria Ogécia
dc.contributor.authorAraujo, Marina Rosa Martins de
dc.date.accessioned2023-05-09T20:54:53Z
dc.date.available2023-05-09T20:54:53Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractEsta pesquisa, que tem a publicidade como tema, busca verificar como a comicidade se entretece em peças publicitárias permeadas por questões vinculadas às identidades nacionais brasileira e argentina, bem como avaliar como tal relação pode contribuir para estabelecer diálogos com o outro, a partir de peças publicitárias que trazem à tona aspectos destas identidades nacionais. Para tanto, recortes de cinco peças publicitárias foram analisados na perspectiva da semiótica peirceana e sob o olhar construído com Kristeva (1994) e Todorov (2005; 2010) para a questão do estrangeiro; Bergson (2001), Propp (1992) e Alberti (1999) para a comicidade; Lipovetsky (2007; 2011), Citelli (2007), Trindade (2012), Maffesoli (2001; 2008), Baudrillard (2004) e Santaella e Nöth (2010) para a publicidade, bem como Bauman (2005) para tratar do processo de construção da identidade nacional. Entre os resultados, destacamos que a comicidade bem-vinda à publicidade é a que se vale de certos objetos do riso que provocam o riso bom, capazes de transgredir a ordem social e cultural, mas respeitando limites, ou seja, a publicidade que apresenta a problemática da alteridade de forma sutil, suavizando embates. A pesquisa é relevante por considerar a publicidade, via comicidade, potencialmente adequada para desencadear reflexões sobre conflitos de ordem política e social impostos pelo contato entre coletividades que se identificam também por sua alteridade umas em relação às outras, bem como, com isto, levar as marcas ou produtos a propor sentidos e valores.pt
dc.description.abstractThis research, which has advertising as its theme, aims to verify how the comicity intertwines in advertising pieces permeated by questions linked to the Brazilian and Argentinean national identities, as well as evaluate how such relation can contribute for the establishing of dialogues with the other through advertising pieces that bring up aspects of these national identities. For that, clips from five advertising pieces were analyzed with the Peircean semiotic perspective and under the look built with Kristeva (1994) and Todorov (2005; 2010) for the question of the foreign; Bergson (2001), Propp (1992) and Alberti (1999) for the comicity; Lipovetsky (2007; 2011), Citelli (2007), Trindade (2012), Maffesoli (2001; 2008), Baudrillard (2004) and Santaella e Nöth (2010) for the publicity, including Bauman (2005) for dealing with the construction progress of the national identity. Among results, we highlight that the comicity welcome to the advertising is that which makes use of certain objects of laughter that promote good laughter, capable of transgressing the social and cultural orders, but respecting boundaries, characterizing an advertising that presents the problematic of the alterity in a subtle way, lessening clashes. The research is relevant for considering advertising, through comicity, potencially adequate for chaining reflexions about conflicts of social and political orders imposed by the contact between collectivities that identifies themselves through their alterity in relation to one another, thus leaving brands or products do propose senses and values.en
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/611
dc.subjectPublicidade - Aspectos sociais
dc.subjectCômico
dc.subjectRiso
dc.subjectCaracterísticas nacionais
dc.titlePublicidade e comicidade: identidades nacionais em cena
dc.typeDissertação
dspace.entity.typePublication
local.rightsOpen Access

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