A poética de Emmanuel Marinho adentra o cotidiano escolar em Pilar do Sul
dc.contributor.advisor | Romaguera, Alda Regina Tognini | |
dc.contributor.author | Faustino, Rosana Maria | |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T20:57:27Z | |
dc.date.available | 2023-05-09T20:57:27Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.description.abstract | Esta pesquisa parte de inquietações vivenciadas no cotidiano escolar, na busca pela reinvenção e pelo entendimento do diálogo que pode ocorrer entre educador/poética/educando, de modo que este proporcione uma prática que reflita movimentos produtores de significados poético-político-estéticos no contexto das aulas de Língua Portuguesa do 9º ano do Ensino Fundamental, de uma escola estadual de Pilar do Sul - SP. Para esses movimentos, a aproximação dos estudantes com a poética de Emmanuel Marinho foi proporcionada, de modo a entender as suas reverberações no cotidiano escolar. O poeta, com seus poemas, textos teatrais e música discute os mais diversos assuntos de maneira muito provocativa. Com a poética de Emmanuel Marinho houve a possibilidade de sensibilização para a leitura e escrita, com (re) leituras de aspectos culturais presentes nos textos e também na sociedade da qual os estudantes fazem parte. E partindo disto, as produções aconteceram no contexto escolar e também fora dele: em oficinas de escrita e produção inventiva tanto com estudantes quanto com os professores; a realização da oficina A poética da escrita no Sesc-Sorocaba, e por fim, a publicação do livro A poética do eu: poemas que nasceram em sala de aula, como consequência do trabalho com a poética e do exercício da poesia no cotidiano escolar. | pt |
dc.description.abstract | This research starts from concerns lived in everyday school in search for reinvention and for understanding of the dialogue that may occur among educator/poetry/pupil so that this one provides a practical that reflects productive movements of poetic-politic-esthetic meanings in the context of the 9th grade Portuguese Language classes in Ensino Fundamental (Elementary School) of a state school from Pilar do Sul - SP. For those movements an approach between students and Emmanuel Marinho’s poetry was provided in order to understand its reverberations in everyday school. The poet with his poems, theatrical texts and songs discusses the most diverse subjects in a very provocative. With Emmanuel Marinho’s poetic there was the possibility of awareness for reading and writing with (re) reading about present cultural aspects and also on the society of which they belong to. And starting from that, the productions happened in the school context and also outside of it: in inventive writing and production workshops both students and teachers; the carrying out of the workshop The poetry of writing (A poética da escrita) at Sesc-Sorocaba and at last the publication of the book A poética do eu: poemas que nasceram em sala de aula (The I poetry: poems that were born in classroom) as consequence of the work with the poetry and its exercise in everyday school. | en |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/837 | |
dc.subject | Língua portuguesa - Estudo e ensino (Ensino fundamental) | |
dc.subject | Prática de ensino | |
dc.subject | Poesia brasileira | |
dc.title | A poética de Emmanuel Marinho adentra o cotidiano escolar em Pilar do Sul | |
dc.type | Dissertação | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.rights | Open Access |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1