A influência da mídia em composições coreográficas dentro do ambiente escolar
Data
Tipo de documento
Curso
Assunto
Autor(es)
Orientador(es)
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Resumo / Abstract
A presente pesquisa foi desenvolvida no curso de Licenciatura em Dança da Universidade de Sorocaba (UNISO) por meio do Programa de Residência Pedagógica da CAPES. Como residente bolsista no programa, foram desenvolvidas práticas docentes na escola pública, a partir da Base Nacional Comum Curricular, por meio da Abordagem Triangular, de Ana Mae Barbosa, sendo ela composta por: a contextualização, apreciação e prática. Foi utilizada a metodologia da pesquisa ação com abordagem qualitativa na Escola Estadual Maria Helena Gazzi Bonadio, com os alunos do 6° ano do ensino fundamental – anos finais. A pesquisa teve como proposta, criação de vídeo com técnicas de Coreologia e criação coreográfica de dança. A proposta de apresentar os fatores de movimento, criação coreográfica tem como intuito de contribuir com o ensino de arte para no ensino fundamental – anos finais, levando o conhecimento sobre Coreologia para os alunos, aumentando o repertório de movimentos, promovendo expressividade, criatividade e também descontração dentro do ambiente escolar sem perder o foco no aprendizado. Resultando em observações de como a mídia é a maior influenciadora no repertório de movimentos, e o grande receio em movimentar o corpo dentro do ambiente escolar.