Repositório Institucional da UNISO
 

A influência da mídia em composições coreográficas dentro do ambiente escolar

dc.contributor.advisorOliveira, Édison Trombeta de
dc.contributor.authorMontoya, Bianca Petruce
dc.date.accessioned2024-04-17T13:54:12Z
dc.date.available2024-04-17T13:54:12Z
dc.date.issued2023
dc.description.abstractA presente pesquisa foi desenvolvida no curso de Licenciatura em Dança da Universidade de Sorocaba (UNISO) por meio do Programa de Residência Pedagógica da CAPES. Como residente bolsista no programa, foram desenvolvidas práticas docentes na escola pública, a partir da Base Nacional Comum Curricular, por meio da Abordagem Triangular, de Ana Mae Barbosa, sendo ela composta por: a contextualização, apreciação e prática. Foi utilizada a metodologia da pesquisa ação com abordagem qualitativa na Escola Estadual Maria Helena Gazzi Bonadio, com os alunos do 6° ano do ensino fundamental – anos finais. A pesquisa teve como proposta, criação de vídeo com técnicas de Coreologia e criação coreográfica de dança. A proposta de apresentar os fatores de movimento, criação coreográfica tem como intuito de contribuir com o ensino de arte para no ensino fundamental – anos finais, levando o conhecimento sobre Coreologia para os alunos, aumentando o repertório de movimentos, promovendo expressividade, criatividade e também descontração dentro do ambiente escolar sem perder o foco no aprendizado. Resultando em observações de como a mídia é a maior influenciadora no repertório de movimentos, e o grande receio em movimentar o corpo dentro do ambiente escolar.pt
dc.description.abstractThis research was developed in the Dance Degree course at the University of Sorocaba (UNISO) through the CAPES Pedagogical Residency Program. As a scholarship resident in the program, teaching practices were developed in the public school, based on the National Common Curricular Base, through Ana Mae Barbosa's triangular approach, namely: contextualization, appreciation and practice. The methodology of action research with a qualitative approach was used at the Maria Helena Gazzi Bonadio State School, with students in the 6th year of elementary school – final years. The research proposed the creation of a video with choreography techniques and choreographic dance creation. The proposal to present the factors of movement, choreographic creation, aims to contribute to the teaching of art in elementary school - final years, bringing knowledge about Choreology to students, increasing the repertoire of movements, promoting expressiveness, creativity and also relaxation within the school environment without losing focus on learning. Resulting in observations such as the media being the biggest influencer on the repertoire of movements, and the great fear of moving the body within the school environment. en
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1374
dc.identifier.urihttps://doi.org/10.22482/dspace/194
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilen
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
dc.subjectDança - TCC
dc.subjectUniversidade de Sorocaba - TCC
dc.titleA influência da mídia em composições coreográficas dentro do ambiente escolar
dc.typeMonografia / TCC
dspace.entity.typePublication
local.description.courseDança
local.rightsOpen Access

Arquivos

Pacote Original
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
A influência da mídia em composições coreográficas dentro do ambiente escolar.pdf
Tamanho:
471.52 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Licença do Pacote
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Nenhuma Miniatura disponível
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.18 KB
Formato:
Item-specific license agreed to upon submission
Descrição: