Repositório Institucional da UNISO
 

Marcas anunciantes e influenciadores digitais: a construção de uma marca própria no ambiente digital

dc.contributor.advisorSantos, Tarcyanie Cajueiro
dc.contributor.authorMatielli, Nilton
dc.date.accessioned2023-05-09T20:58:59Z
dc.date.available2023-05-09T20:58:59Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractAs mídias sociais, da maneira como são utilizadas hoje em dia, interferem no modo como as pessoas interagem entre si e, também, na forma como consomem e se relacionam com produtos, serviços e mais especificamente com marcas e influenciadores digitais. O ambiente digital oferece um volume de informações nunca antes visto e de uma forma fácil, o que pode trazer confusão e indecisão para o consumidor nos momentos em que precisa tomar uma decisão de compra. O influenciador digital, no papel de líder de opinião, traz uma praticidade para seus seguidores, já que se coloca como fornecedor de informações importantes, de certa forma especializada, sobre marcas, produtos e serviços. A partir daí, questionamos: como se consolida a imagem de um influenciador digital como marca? Como se dá o desenvolvimento de seu nome em uma marca própria? O objetivo geral deste estudo é compreender de que maneira as postagens da influenciadora digital Mariana Sonmcim contribuem para a consolidação de uma marca que leva o seu nome. Os objetivos específicos são contextualizar o aparecimento das redes sociais, onde ocorre a transformação do usuário tradicional em gerador de conteúdo; refletir sobre o conceito de marca neste ambiente, descrevendo de que maneira os conteudos produzidos no ambiente digital contribuem para a consolidação da marca; analisar as mensagens postadas no Instagram da Influenciadora Digital Mariana Sonmcim, e investigar como ela trabalha seus valores e imagem atrelados às marcas anunciantes para potencializar sua autoimagem, buscando, com isso, faturamento e desenvolvimento de seu nome como uma marca. Para tanto utilizamos como base da construção da metodologia a análise de conteúdo de Bardin. Entre os autores que embasam as discussões teóricas, destacam-se Henry Jenkins, Andrew Keen, Luis M.S. Martino, Raquel Recuero, David Aacker e Philip Kotler. Os resultados da análise evidenciam que o alinhamento de valores e imagem entre o influenciador, o conteúdo postado e a expectativa de seus seguidores contribuem para o sucesso do influenciador digital como marca. Mariana, protagonizando uma história de sucesso, inicialmente não planejada, conseguiu criar uma imagem de si, que depois passou a ser planejada. A relevância desse estudo reside na reflexão sobre a comunicação de influenciadores digitais no desenvolvimento de marcas próprias e no uso das redes sociais para o consumo.pt
dc.description.abstractSocial media, as they are used today, interfere in the way people interact with each other and also in the way they consume and relate to products, services and more specifically with brands and digital influencers. The digital environment offers a volume of information never seen before and in an easy way, which can bring confusion and indecision to the consumer when he needs to make a purchase decision. The digital influencer, in the role of opinion leader, brings practicality to his followers, as he positions himself as a provider of important information, in a specialized way, about brands, products and services. From there, we ask: how is the image of a digital influencer consolidated as a brand? How does your name develop into your own brand? The general objective of this study is to understand how the posts by the digital influencer Mariana Soncim contribute to the consolidation of a brand that bears her name. The specific objectives are to contextualize the emergence of social networks, where the traditional user is transformed into a content generator; reflect on the concept of brand in this environment, describing how the content produced in the digital environment contributes to the consolidation of the brand; analyze the messages posted on Instagram by Digital Influencer Mariana Sonmcim, and investigate how she works with her values and image linked to the advertising brands to enhance her selfimage, seeking, with that, revenue and development of her name as a brand. Therefore, we used Bardin's content analysis as the basis for constructing the methodology. Among the authors who support the theoretical discussions, Henry Jenkins, Andrew Keen, Luis M.S. Martino, Raquel Recuero, David Aacker and Philip Kotler stand out. The analysis results show that the alignment of values and image between the influencer, the content posted and the expectations of his followers contributes to the success of the digital influencer as a brand. Mariana, starring in a success story, initially unplanned, managed to create an image of herself, which later became planned. The relevance of this study lies in the reflection on the communication of digital influencers in the development of their own brands and in the use of social media for consumption.en
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1065
dc.subjectComunicação e cultura
dc.subjectPublicidade
dc.subjectMídia digital
dc.subjectPersonalidades na internet
dc.subjectBranding (Marketing)
dc.subjectRedes sociais on-line
dc.subjectConsumo (Economia)
dc.titleMarcas anunciantes e influenciadores digitais: a construção de uma marca própria no ambiente digital
dc.typeDissertação
dspace.entity.typePublication
local.rightsOpen Access

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