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O Centro de Estudos de Línguas de Sorocaba: 1989 a 2003

dc.contributor.advisorNogueira, Eliete Jussara
dc.contributor.authorSchmidt, Maria Amélia dos Reis
dc.date.accessioned2023-05-09T20:47:07Z
dc.date.available2023-05-09T20:47:07Z
dc.date.issued2005
dc.description.abstractEste trabalho relata a criação dos Centros de Estudos de Línguas da Rede Pública de Ensino do Estado de São Paulo, realizada em 1987, bem como a legislação que os rege. Trata-se de uma instituição voltada para o ensino de línguas modernas, destinada aos alunos das escolas estaduais, aos quais abriu a oportunidade de realizar este estudo de forma gratuita, permitindo-lhes ampliar os meios de expressão e o acesso a saberes de outras culturas. À Diretoria de Ensino compete a implantação e acompanhamento das ações do Centro instalado em uma escola a ela subordinada e que ofereça localização de fácil acesso, assim como espaço físico disponível. Esta pesquisa buscou conhecer especificamente o Centro de Estudos de Línguas “Antonio Padilha” de Sorocaba, SP, cuja história registramos desde 1989, ano de sua criação, até 2003, verificando seu desenvolvimento e a eficiência do trabalho realizado. Também foram foco deste trabalho os diferentes métodos para o ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras utilizados, que foram analisados a partir de documentos cedidos pela coordenação do Centro, aplicação de questionário aos professores e participação em ações ali realizadas. Diante dos resultados obtidos, julgamos importante registrar a existência dos Centros de Estudos de Línguas como um referencial no ensino-aprendizagem de línguas modernas.por
dc.description.abstractThis paper reports the creation of Centro de Estudos de Línguas (Foreign Language Studies Center) of Sao Paulo State Public Schools, in 1987, as well as its legislation. It is an institution that teaches modern languages to state public school students who were given the opportunity of free education, allowing them to broaden their communication skills and their access to other cultures knowledge. The Education Board of Directors is responsible for the implementation and follow up of the actions taken in the Centers which are established in subordinate schools that offer easy access and space availability. This research specifically focusses on Centro de Estudos de Línguas Antonio Padilha in Sorocaba, Sao Paulo, its history is registered since 1989, year of its foundation, until 2003, verifying its development and the efficiency of the accomplished work. Another focus of this paper is the different methods of teaching-learning of foreign languages used in the Center that were analyzed from documents provided by the Center coordinator, questionnaires applied to the Center teachers and also taking part in various center activities. Based on the results of the research, we find relevant to register the Centros de Estudos de Línguas as a role model of foreign language teachinglearning.eng
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/201
dc.subjectLíngua estrangeira - Estudo e ensino
dc.subjectEscola pública
dc.titleO Centro de Estudos de Línguas de Sorocaba: 1989 a 2003
dc.typeDissertação
dspace.entity.typePublication
local.rightsOpen Access

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