Repositório Institucional da UNISO
 

Educação e certificação escolar de trabalhadores adultos: quem ganha o quê?

dc.contributor.advisorBritto, Luiz Percival Leme
dc.contributor.authorSene, Vilson José de
dc.date.accessioned2023-05-09T20:52:49Z
dc.date.available2023-05-09T20:52:49Z
dc.date.issued2005
dc.description.abstractNesta dissertação, inserida na linha de pesquisa Conhecimento e Cotidiano Escolar, PPGE-uniso, buscou-se investigar em que medida a experiência escolar formal de trabaihadores adultos em um programa de Educação de Ensino fundamental de EJA contribui para sua formação e promove modificações em seu conhecimento escolar e em seu nível de alfabetismo. Buscou-se também verificar que eteitos esta experiência tem sobre sua auto-estima, suas perspectivas de estudo e formação e sua segurança profissional. Para tanto, foram selecionados sete trabalhadores de uma indústria do ramo metalúrgico da região de Sorocaba que, após longo período de interrupção, retomavam seus estudos através da adesão ao programa de escolaridade formal (TELECURSO 2000) oferecido pela empresa, os quais foram submetidos a uma entrevista em que dissertavam sobre o sentido e os efeitos desta experiência. A análise dos dados reunidos não permite medir o aprendizado destes sujeitos, mas é possível sustentar que a experiência escolar, ainda que aparentemente não tenha ocasionado transformações significativas em seu conhecimento, implicou maior auto-estima e segurança profissional (ganho subjetivo), em que pese também ter reforçado nos sujeitos concepções conservadoras do que seja e de para que serve a educação escolar.por
dc.description.abstractIn this dissertation, inserted in the research Knowledge and Daily School line, PPGE-uniso, aims to investigate the level of contribution and elevation a formal school experience of adult workers in a Junior High School Education Teaching Program like EJA, can bring to their development and the modifications within their school knowledge and their literacy level. It also aims to verify the effects that this experience has on their self-esteem, study and development perspectives, and their professional assurance. Therefore, it was selected seven workers, from the industrial workshop of metallurgy field in Sorocaba, that had started studying again after a long period of time, by attending the Formal Studies Program (Telecurso 2000) offered by the company and were submitted to an interview that showed that this school experience, even tough it apparently didn't occur any significant changes to their knowledge, brought to them more self-esteem and professional assurance (subjective gain),and also brought to them conservative concepts of what school education is and the benefits that it brings.eng
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/312
dc.subjectEducação de adultos - Aspectos sociais
dc.subjectEnsino a distância
dc.titleEducação e certificação escolar de trabalhadores adultos: quem ganha o quê?
dc.typeDissertação
dspace.entity.typePublication
local.rightsOpen Access

Arquivos

Pacote Original
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
73886.pdf
Tamanho:
8.87 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format