Repositório Institucional da UNISO
 

O professor e a inclusão escolar do deficiente mental na rede pública estadual

dc.contributor.advisorSalles, Fernando Casadei
dc.contributor.authorCardoso, Isabel Cristina Dias de Moraes
dc.date.accessioned2023-05-09T20:52:54Z
dc.date.available2023-05-09T20:52:54Z
dc.date.issued2006
dc.description.abstractEste trabalho de pesquisa apresenta diferentes posicionamentos de teóricos, a fim de explicitar alguns conceitos e aspectos sobre educação inclusiva. Como recorte expõe os principais tópicos de documentos fundamentais que trazem diretrizes sobre a inserção de alunos deficientes mentais nas diferentes redes de ensino. Isso foi feito dentro de uma perspectiva ampla, olhando a inclusão como uma discussão que reflete a escola como um todo e não somente sob o aspecto de inclusão de deficientes. O trabalho apresenta um retrato da Rede Estadual de São Paulo com um recorte na cidade de Sorocaba, demonstrando como essa rede tem desenvolvido a educação inclusiva sob o ponto de vista dos professores. Para tanto, foi realizado uma pesquisa de campo envolvendo professoras através de entrevistas semi-abertas que foram analisadas dentro de uma visão sociológica, buscando compreender como elas tem vivido e desenvolvido a inclusão escolar de alunos deficientes mentais.por
dc.description.abstractThis research presents different positions from theorists, in order to explicit some concepts and aspects regarding inclusive education. As an outline, it exposes the main topics of fundamental documents which bring directives about the insertion of mentally handicapped students in different educational systems. That was accomplished in a broad perspective, viewing inclusion as a discussion which reflects the school as a whole and not only about the aspect of handicapped students’ inclusion. The research presents an image of the public state schools in São Paulo, outlining the city of Sorocaba, demonstrating how these schools have developed the inclusive education, according to the teachers’ point of view. In order to do that, a field research with teachers was carried out, through semi-open interviews which were analyzed in a sociological view, trying to understand how these teachers have lived and developed the inclusion of mentally handicapped students in their schools.eng
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/322
dc.subjectInclusão em educação
dc.subjectEducação inclusiva
dc.subjectDeficientes mentais - Educação
dc.titleO professor e a inclusão escolar do deficiente mental na rede pública estadual
dc.typeDissertação
dspace.entity.typePublication
local.rightsOpen Access

Arquivos

Pacote Original
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
75053.pdf
Tamanho:
367.94 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format