Benefícios da terapia em grupo nos desvios fonológicos em crianças típicas: revisão de literatura
dc.contributor.advisor | Alpes, Matheus Francoy | |
dc.contributor.author | Costa, Iasmim Rafaela | |
dc.contributor.author | Pereira, Leticia Gamarano Rodrigues | |
dc.contributor.author | Recio, Nilceia Aparecida Soares | |
dc.date.accessioned | 2025-02-05T14:07:56Z | |
dc.date.available | 2025-02-05T14:07:56Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.description.abstract | Introdução: Os desvios fonológicos são alterações que ocorrem, principalmente em crianças típicas, no período da aquisição de fala com predominância de dificuldades na produção de sons da fala, embora suas estruturas fonoarticulatórias e neurológicas estejam íntegras. Devido a alta procura da comunidade aos serviços de atendimentos fonoaudiológicos e a otimização dos serviços de saúde oferecidos, verifica-se a necessidade da realização da terapia em grupo como estratégia para esta demanda. Objetivo: Realizar um levantamento bibliográfico acerca da terapia em grupo com crianças que apresentam desvios fonológicos. Metodologia: Foi realizada a pesquisa em três bancos de dados (Science Direct, Scielo e PubMed). Foram utilizadas como estratégias de pesquisa os artigos disponíveis na íntegra e em língua portuguesa, que tinham como público-alvo crianças de 6 anos a 12 anos com desenvolvimento típico e publicados no intervalo de 10 anos (2013 a 2023). As palavras-chaves utilizadas foram "terapia em grupo"; "troca fonológica", "atraso na fala" e “crianças típicas”. Resultados: Foram encontradas 33 pesquisas sobre o tema e, eliminadas as que não correspondiam aos critérios de inclusão, sendo selecionadas seis publicações que se encaixavam na pesquisa. Conclusão: Houve predominância da abordagem sóciointeracionista como base da terapia em grupo. Além de trazer benefício fonoaudiológico ao paciente e diminuir a demanda da lista de espera, esta abordagem propõe a oportunidade entre as crianças, de interação, relacionamento, troca de experiências, formação de vínculos, formação de laços sociais, aumento de autonomia e aumento do potencial criativo, sendo esta uma alternativa efetiva para a otimização dos serviços em Fonoaudiologia | pt |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1801 | |
dc.identifier.uri | https://doi.org/10.22482/dspace/341 | |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | en |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | |
dc.subject | Fonoaudiologia - TCC | |
dc.subject | Universidade de Sorocaba - TCC | |
dc.subject.cnpq | FONOAUDIOLOGIA | |
dc.title | Benefícios da terapia em grupo nos desvios fonológicos em crianças típicas: revisão de literatura | |
dc.type | Monografia / TCC | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.description.course | Fonoaudiologia | |
relation.isAdvisorOfPublication | 98296660-28ce-4934-ab5f-6b8f12df25fb | |
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscovery | 98296660-28ce-4934-ab5f-6b8f12df25fb |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- Benefícios da terapia em grupo nos desvios fonológicos em crianças típicas_ revisão de literatura.pdf
- Tamanho:
- 227.62 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
Licença do Pacote
1 - 1 de 1
Nenhuma Miniatura disponível
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 1.18 KB
- Formato:
- Item-specific license agreed to upon submission
- Descrição: