Repositório Institucional da UNISO
 

Avaliação de experimentos práticos para o ensino de ciências no ensino fundamental e montagem de caixa de proposta de atividades

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2017

Tipo de documento

Dissertação

Curso



Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo / Abstract

Nas séries iniciais do Ensino Fundamental, conceitos científicos são apresentados durante o processo de ensino-aprendizagem. Quando ampliadas as oportunidades de conversação e argumentação durante as aulas de Ciências, também se incrementam os procedimentos de raciocínio e habilidade dos estudantes na compreensão dos temas propostos. Este trabalho teve como objetivo principal a busca, avaliação e montagem de experimentos práticos para serem utilizados nas aulas de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Para a seleção e aplicação dos experimentos, realizou-se uma revisão bibliográfica voltada à utilização de experimentos e atividades lúdicas nas aulas de Ciências, análise do material didático e dos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), seleção e teste dos experimentos, elaboração do manual de orientações e montagem da caixa de experimentos. No decorrer dos resultados, observou-se que o material didático segue as propostas e orientações dos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) e diversas metodologias podem ser utilizadas no processo de ensino-aprendizagem. De acordo com os conteúdos apresentados para o ensino de Ciências, este trabalho idealizou três caixas de experimentos, que foram divididas por nível de ensino (2º ano, 3º ano, 4º e 5º ano) e um manual de orientações para cada uma das caixas, com o intuito de auxiliar o professor na execução dos experimentos propostos. A caixa modelo, destinada ao 2º ano do Ensino Fundamental, contêm experimentos de fácil aplicação que podem ser realizados na própria sala de aula, sem a utilização de um laboratório. A partir da problemática apontada e avaliada por este trabalho, conclui-se que os subsídios necessários para aplicação de práticas durante as aulas de Ciências estão à disposição para consultas e o material didático apresenta orientações que auxiliam o processo de ensino-aprendizagem, diversificando as estratégias pedagógicas. A existência de orientações metodológicas e de diversos recursos não exclui a necessidade de um material facilitador, que auxilie o trabalho do professor na aplicação de atividades práticas nas aulas de Ciências. A montagem das caixas de experimentos pode contribuir como metodologia alternativa para as aulas de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental.


Citação

Use este identificador para citar ou linkar este item