Cursinhos populares como via de democratização e ascensão: uma análise bibliográfica
dc.contributor.advisor | Pires, André | |
dc.contributor.author | Francisco Filho, José Carlos | |
dc.date.accessioned | 2024-09-11T17:34:01Z | |
dc.date.available | 2024-09-11T17:34:01Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.description.abstract | Esta dissertação de mestrado fundamenta-se por meio de uma pesquisa bibliográfica concebida a partir do termo "cursinhos populares" e realiza uma análise da produção científica que abarca esse conceito, tendo sido coletada no portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Explorando os conceitos de ascensão social e democratização do ensino, esta pesquisa busca compreender a evolução desses dois paradigmas à luz das recentes contribuições na área. Inspirada pela obra seminal de Dubet, a qual investiga as múltiplas dimensões da democratização do ensino superior, essa dissertação analisa como os cursinhos populares, enquanto expressões modernas de mobilização social e educação inclusiva, se entrelaçam com esses conceitos. Por meio da análise dos dados coletados, o estudo busca lançar luz sobre como essas iniciativas refletem e influenciam a ascensão social e a democratização da educação no sistema de ingresso ao Ensino Superior brasileiro. Além disso, a pesquisa destaca que o conceito de cursinhos populares ainda está sendo moldado pela atual produção científica, mas já emerge como uma interconexão entre ascensão social e intelectual. Contudo, simultaneamente, esse conceito traz à tona dilemas do capitalismo contemporâneo e desafios concernentes à sustentabilidade dessas iniciativas em um contexto de mudanças de governos e políticas públicas de educação brasileiras. | pt |
dc.description.abstract | This master's thesis is based on a database conceived around the term "cursinhos populares" (popular preparatory courses) and conducts a bibliographical analysis of the scientific production encompassing this concept, collected through the CAPES (Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel) portal. Exploring the contemporary concepts of social mobility and the democratization of education, this research seeks to comprehend the evolution of these two paradigms in light of recent contributions in the field. Inspired by Dubet's seminal work (2015), which investigates the multiple dimensions of the democratization of higher education, this thesis analyzes how popular preparatory courses, as modern expressions of social mobilization and inclusive education, intersect with these concepts. Through the analysis of the collected data, the study aims to shed light on how these initiatives reflect and influence social mobility and the democratization of education in the Brazilian Higher Education admission system. Furthermore, the research highlights that the concept of popular preparatory courses is still being shaped by current scientific production, but is already emerging as an interconnection between social and intellectual ascent. However, simultaneously, this concept brings forth dilemmas of contemporary capitalism and challenges related to the sustainability of these initiatives in the context of changing Brazilian governments and public education policies. | en |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1674 | |
dc.identifier.uri | https://doi.org/10.22482/dspace/267 | |
dc.subject | Direito a educação - Brasil | |
dc.subject | Educação popular | |
dc.subject | Democratização da educação | |
dc.subject | Ensino superior - Aspectos sociais | |
dc.subject | Igualdade na educação | |
dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS SOCIAIS::Ciências Sociais::Educação | |
dc.title | Cursinhos populares como via de democratização e ascensão: uma análise bibliográfica | |
dc.type | Dissertação | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.description.program | Programa de Pós-graduação em Educação | |
relation.isAdvisorOfPublication | 2d414e8d-e3a3-4c94-ab07-f0c11f8cd839 | |
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscovery | 2d414e8d-e3a3-4c94-ab07-f0c11f8cd839 |