Repositório Institucional da UNISO
 

O fracasso escolar na disciplina de matemática no curso de educação de jovens e adultos: Sesi/Sorocaba

dc.contributor.advisorSalles, Fernando Casadei
dc.contributor.authorMigliorini, Patrícia Antonieta de Melo Moura
dc.date.accessioned2023-05-09T20:53:06Z
dc.date.available2023-05-09T20:53:06Z
dc.date.issued2007
dc.description.abstractO trabalho investiga o fracasso escolar na disciplina de Matemática no curso de EJA do SESI, na cidade de Sorocaba. A pesquisa desenvolveu-se segundo uma metodologia do tipo qualitativa, privilegiando a bibliografia e levantamentos de dados estatísticos já existentes na educação de jovens e adultos, especialmente em relação à aprendizagem matemática. A investigação apóia-se em dados obtidos em entrevistas e aplicação de questionários com alunos (as) e ex-alunos (as) do ensino médio da EJA – Metodologia Telecurso 2000, que não obtiveram o aproveitamento mínimo exigido na realização do exame de Matemática entre os anos de 2005 a 2007 . A conclusão principal é a de que não existe uma só explicação cabal para o fenômeno do fracasso escolar Ele é resultante da integração de várias forças que englobam problemas sociais, cognitivos, econômicos e culturais que cada aluno apresenta.pt
dc.description.abstractThe work investigates the failure pertaining to school in disciplines of Mathematics in the course of EJA of the SESI, in the city of Sorocaba. The research was developed according to a methodology of the qualitative type, privileging the bibliography and existing statistical data-collecting already in adult the young education of e, especially in relation to the mathematical learning. The inquiry supports in data gotten in interviews and application of questionnaires with pupils () and former-pupils () of the average education of the EJA - Methodology Telecurso 2000, that they had not gotten the exploitation minimum demanded in the accomplishment of the examination of Mathematics enters the years of 2005 the 2007. The main conclusion is of that It does not exist one alone accurate explanation for the phenomenon of the failure pertaining to school is resultant of the integration of some forces that include social problems, cognitive, economic and cultural that each pupil presents. en
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/352
dc.subjectFracasso escolar
dc.subjectEducação de jovens e adultos
dc.subjectMatemática - Estudo e ensino
dc.titleO fracasso escolar na disciplina de matemática no curso de educação de jovens e adultos: Sesi/Sorocaba
dc.typeDissertação
dspace.entity.typePublication
local.rightsOpen Access

Arquivos

Pacote Original
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
77557.pdf
Tamanho:
4.54 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format