Repositório Institucional da UNISO
 

Práticas docentes no ensino por competência em um curso de turismo do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2006

Tipo de documento

Dissertação

Curso



Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo / Abstract

Esta pesquisa tem por objetivo analisar as práticas docentes desenvolvidas por professores do Curso de Turismo de uma Escola Técnica Estadual localizada em um dos municípios do interior de São Paulo, pertencente ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, doravante citado como CEETEPS, supondo-se que tais práticas derivam das apropriações/objetivações que fazem da reforma do ensino técnico, mediadas pelas apropriações/objetivações que o CEETEPS realizou com relação a essas reformas. Procurou-se investigar se as práticas docentes privilegiaram ou não o ensino por competência, conforme consta nos Referenciais Curriculares Nacionais da Educação profissional, bem como as razões que os levaram a orientá-las para uma ou outra direção. Os procedimentos de pesquisa adotados consistiram no levantamento e leitura de documentos, observação de aulas, na realização de entrevistas, bem como na análise dos dados obtidos, cobrindo temas relacionados à implementação da reforma do ensino técnico. Os dados foram discutidos considerando os debates sobre a formação por competências e sua inspiração pelo CEETEPS. Os resultados levaram a constatação de que os professores trabalham inseridos em um cotidiano criado por eles mesmos como alternativa, sem aplicar a legislação no que tange a pedagogia do ensino por competências, talvez por desconhecê-la. Para os professores que necessitam atuar desta forma, os planos de trabalho docente são documentos burocráticos, elaborado apenas para cumprir as normas de instituição. Palavras-chave: ensino técnico, competências, plano de trabalho, educação profissional, prática docente.


Citação

Use este identificador para citar ou linkar este item