Repositório Institucional da UNISO
 

Publicização do yoga e a estética e a ética que se delineiam no cotidiano: um estudo com praticantes de yoga

dc.contributor.advisorDrigo, Maria Ogécia
dc.contributor.authorBernegozi, Luis Antonio Lemes
dc.date.accessioned2023-05-09T20:54:47Z
dc.date.available2023-05-09T20:54:47Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractA pesquisa tem como objetivo geral compreender a estética e a ética que se delineia no cotidiano de praticantes de yoga. Para alcançar esse objetivo buscamos elencar especificidades do yoga que permeiam o cotidiano desses praticantes com a publicização do yoga; classificar a comunicação que subjaz a esses processos; verificar como esses praticantes jogam com essas especificidades disseminadas pelas mídias na constituição da persona ou formação de “tribos” e identificar como aspectos do hibridismo cultural se manifestam entre esses praticantes. Valemo-nos de Maffesoli (2006; 2010), principalmente, para tratar de aspectos da pósmodernidade; Burke (2003) e Said (1996) para a questão da cultura - hibridismo cultural e o orientalismo; Casaqui (2011) e Sfez (2007), para tratar da publicização e da comunicação; bem como Zimmer (2000) e Eliade (2004) para tratar de aspectos referentes ao yoga. Também valemo-nos da aplicação de questionários e da técnica da observação participativa, aplicadas a quatro grupos de praticantes de yoga, da cidade de Sorocaba (SP). Entre os resultados, enfatizamos que “qualidade de vida” é a palavra de ordem nos grupos praticantes de yoga, o que, para Maffesoli, define bem o espírito do tempo. Essa pesquisa é relevante para a comunicação e a cultura por focalizar o processo de mistura, de trocas, de jogo com valores postos em cena pelas mídias e envolvendo o yoga, a partir de uma pesquisa empírica com praticantes de yoga.por
dc.description.abstractThe research aims to understand the overall aesthetics and ethics that outlines the daily routine of yoga practitioners. To achieve this goal we seek to list specifics of yoga that pervade the daily lives of these practitioners with the popularization of yoga; to classify a communicational process that underlies these processes, investigate how these practitioners play with these specificities disseminated by the media, which contribute to make a persona or "tribes " formation and to identify how aspects of cultural hybridity are revealed among these practitioners. We make use of Maffesoli (2006, 2010), mainly to deal with aspects of postmodernism; Burke (2003) and Said (1996) to address the - cultural hybridity and Orientalism; Casaqui (2011) and Sfez (2007 ), to handle the publicity and communication, and Zimmer (2000) and Eliade (2004) to address issues related to yoga. We make use of questionnaires and participant observation technique, applied to four groups of yoga practitioners in Sorocaba (SP). Among the results, we emphasize that "quality of life" is the watchword in groups practicing yoga, which, for Maffesoli defines the spirit of the time. This research is relevant to communication and culture by focusing on the mixing process, trade, play with the values put into a scenario created by the media and involving yoga, starting from an empirical research with practitioners of yoga.eng
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/595
dc.subjectIoga
dc.subjectPublicidade
dc.subjectBeleza física (Estética)
dc.subjectComunicação e cultura
dc.titlePublicização do yoga e a estética e a ética que se delineiam no cotidiano: um estudo com praticantes de yoga
dc.typeDissertação
dspace.entity.typePublication
local.rightsOpen Access

Arquivos

Pacote Original
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
91136.pdf
Tamanho:
2.04 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format