Relações entre discursos de gênero e experiências de aprendizagem da matemática na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental: perspectivas docentes
dc.contributor.advisor | Losano, Ana Leticia | |
dc.contributor.author | Vianna, Juliana de Oliveira Hessel | |
dc.date.accessioned | 2024-09-12T18:25:35Z | |
dc.date.available | 2024-09-12T18:25:35Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.description.abstract | A presente pesquisa aborda a problemática do papel que os discursos de gênero desempenham nas experiências de aprendizagem de um componente curricular específico: a matemática. A literatura aponta que a diferença de desempenho em matemática entre os gêneros fica evidente nos Anos Finais do Ensino Fundamental e se consolida no Ensino Médio. Nesse marco, o estudo focaliza as docentes que atuam na primeira etapa da Educação Básica, indagando sobre suas perspectivas em relação à temática e sobre como suas práticas docentes podem contribuir para (re)produzir os discursos de gênero nas aulas de matemática. Tem, como objetivos, descrever as relações (re)produzidas entre os discursos de gênero e as experiências de aprendizagem da matemática por professoras da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, participantes de um grupo focal; e compreender, na perspectiva das participantes, as possibilidades de promover a equidade de gênero no ensino da matemática. A pesquisa adota uma metodologia qualitativa de natureza exploratória. A coleta de dados foi realizada através de quatro encontros de um grupo focal, constituído por professoras dos primeiros anos do Ensino Fundamental e do último ano da Educação Infantil, por meio de vídeo gravações dos encontros, registros das relatoras e diário de campo da pesquisadora. Os dados foram analisados, utilizando a Análise de Discurso como procedimento analítico. A análise revelou diversos discursos de gênero (re)produzidos pelas docentes relacionados às experiências de aprendizagem da matemática. Dentre eles, foram atribuídos aos meninos uma maior afinidade e agilidade com a disciplina assim como um raciocínio lógico mais desenvolvido. Em contraste, as docentes não conseguiram atribuir características específicas para as meninas com bom desempenho na matemática. Os dados mostram, ademais, que as diferenças entre os gêneros no desempenho em matemática já começam a ser produzidas no início da Educação Básica. Contudo, tais diferenças parecem não ser tão demarcadas em relação com a matemática na Educação Infantil. | pt |
dc.description.abstract | This research addresses the problem of the role of gender discourses in the learning experiences of students in a specific subject: Mathematics. The literature suggests that differences in mathematics performances between the genders become evident in the final years of elementary school and are consolidated in high school. In this context, this study focuses on childhood education and early elementary teachers investigating their perspectives on the topic and inquiring about how their teaching practices could contribute to the (re)production of gender discourses in mathematics education. The aims are: (I) to describe what relations among gender discourses and mathematics learning experiences are (re)produced by childhood education and early elementary teachers who participate in a focus group and (II) to understand what ways of promoting gender equity in mathematics identified by the research participants. The research adopts a qualitative methodology. Data was collected during four sessions of a focus group that gathered childhood education and early elementary teachers. The data production involved video recordings of the sessions, notes written by assistant researchers, and the researcher's field diary. The data were analyzed using discourse analysis as an analytical process. The analysis revealed several gendered discourses related to mathematics learning experiences (re)produced by the teachers. Among them, boys were described as having more affinity and agility with the subject and a more developed logical reasoning. In contrast, teachers could not assign specific characteristics to the girls that perform well in mathematics. The data showed that gender differences in mathematics begin to be produced in the early elementary school years. However, these differences do not appear to be as pronounced in relation to mathematics childhood education. | en |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1689 | |
dc.identifier.uri | https://doi.org/10.22482/dspace/269 | |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | en |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | |
dc.subject | Identidade de gênero na educação | |
dc.subject | Sexo - Diferenças (Educação) | |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | |
dc.subject | Matemática (Ensino fundamental) | |
dc.subject | Matemática (Pré-escolar) | |
dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS SOCIAIS::Ciências Sociais::Educação | |
dc.title | Relações entre discursos de gênero e experiências de aprendizagem da matemática na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental: perspectivas docentes | |
dc.type | Dissertação | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.description.program | Programa de Pós-graduação em Educação | |
relation.isAdvisorOfPublication | 51aebb3f-c375-4a5f-ad5e-37c10ecad74c | |
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscovery | 51aebb3f-c375-4a5f-ad5e-37c10ecad74c |