Repositório Institucional da UNISO
 

As práticas educativas e a informatização na aprendizagem: resistências, desencontros, divergências

dc.contributor.advisorRivero, Cléia Maria da Luz
dc.contributor.authorOliveira, Maria Cecília da Rocha
dc.date.accessioned2023-05-09T20:50:17Z
dc.date.available2023-05-09T20:50:17Z
dc.date.issued2003
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo investigar as manifestações de resistência e acomodação de professores, diante das novas tenologias aplicadas à educação, especificando, na informática, o uso de computadores nas práticas educativas. A autora justifica a escolha deste tema por ser professora de informática educativa há nove anos, tempo 110 qual tem se deparado com atitudes contraditórias dos profissionais em educação, diante de recursos tecnológicos. Buscando desvelar os reais motivos de tais atitudes, esta pesquisa volta-se para a atuação de professores dos ensinos fundamental e médio das redes estadual e particular de Sorocaba, verificando experiências que justifiquem, ou não, resistência, desencontro de informações e divergências destes para com o uso de computadores nas práticas educativas. Foram escolhidas, como objeto de investigação, duas escolas nas redes de ensino particular « pública. Na particular, a possibilidade de ser investigado c tema proposto, foi possível nas séries iniciais (L" a 4° séries) do ensino fundamental. Na escola pública, a pesquisa foi realizada nas séries finais do ensino fundamental e no ensino médio, com uma amostragem caracterizada pelo suposto envolvimento dos professores com a informática, não significando um estudo comparativo. Diante dos objetivos propostos, foram analisadas falas tanto de professores quanto de alunos observando-se "in loco" as práticas realizadas em sala de aula. Concluiu-se, pelas análises dos dados selecionados pelos eixos encontrados dentre as variáveis da pesquisa de campo, que realmente existem "resistências" por parte dos professores com relação a utilização do computador nas práticas educativas, pois eles não sabem como manuseá-lo e, quando sabem, recusam-se, por acomodação. Foi constatado, também, nos "desencontros" de informações que professores têm dificuldades em enxergar a importância do significado das tecnologias que, neste novo século, tornaram-se recursos indispensáveis às práticas educativas. As "divergências" foram surgindo a partir da verificação do perfil dos profissionais que não conseguem disponibilizar naturalmente aos alunos, a importância e a necessidade de se ter acesso a todos os tipos de conhecimentos utilizados em nossos dias e num futuro próximo. Finalizando esta investigação, constatou-se que os professors apresentaram um perfil tímido quanto à utilização dos computadores como ferramenta auxiliar junto às práticas educativas; quando SC mostravam um pouco mais arrojados essa utilização, era por necessidade de preservarem emprego, adequando-se as exigências da instituição. Verificou-se, também, que poucos foram aqueles que se valiam desses recursos com a consciência de que hoje se torna indispensável trilhar caminhos que estejam iluminados pelo desenvolvimento comunicacional presente neste novo milênio. Espera-se que no movimento das transformações teenológicas do momento atual, os profissionais da educação tenham incorporado que no século XXI não serão mais aceitas pela sociedade atitudes que não se encaixem à era cibernética. d Ousar e atrever fazem parte da renovação de práticas educativas. Essas farão, dos alunos, profissionais mais qualificados por compreenderem que no espelhar das ousadias de seus educadores, poderão buscar a utilização adequada dos computadores, agora presente, nas mais diversas áreas profissionais e pessoais.por
dc.description.abstractThis study intent is investigate the resistance expression and teachers accommodation front new technologies applied to education, specially IT, using computer in the educational practices. The author justifies her choice for this theme for have been IT teacher for nine years, and during this time have seen contradictory attitudes from educational professionals in front of IT resources. 'Trying to show the real reasons of these attitudes, this research has been focused on teacher's work in primary and secondary education of particular and public schools in Sorocaba, showing experiences that's justify or not, resistance, information misunderstanding, and differences from these teachers in the computer appliance. Two particular and two public schools were chosen for be investigation objects. In the particular one the possibility to investigate the theme was possible in the initial grades (from first up to fourth of primary school. In the public school the research was realized in the final grades of primary school, and secondary school with a sample characterized by teacher's relation with IT. Were analyzed teacher and student's speeches observing in loco the practices adopted in classroom. With the analyze of selected data, was concluded that exists resistance by teachers in using computer in the educational practices because they don't know how to use it and when they know, they refuse for accommodation. Was also seen in the different information that the teachers have difficult to comprehend the importance of the meaning of technologies whose in this century are indispensable resources to educational practices. The differences have been found with the profile verification of these professionals who can't show to the students the importance and relevance of having access for every kind of knowledge used in these days and in the future. Finalizing this investigation, have been seen that teachers showed a shy profile in the using of computers as complementary tools to educational practice: when they were more sympathetic to this utilization was for the need of them to keep their jobs. The expectative is that in the technologic transformation of these days, the educational professionals have incorporated that in the 21 century will not be accept by society attitudes that don't fit on the cybernetic era. "To dare" belongs to the renew of educational practices, that will make the students better and qualified professionals by comprehending in the attitudes of their educators they can find the good utilization of computers, that are present in the most different professional and personal areas.eng
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/229
dc.subjectEducação - Processamento de dados
dc.subjectTecnologia educacional
dc.subjectInformática - Prática pedagógica
dc.titleAs práticas educativas e a informatização na aprendizagem: resistências, desencontros, divergências
dc.typeDissertação
dspace.entity.typePublication

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