Escola Altina Júlia: entre história e memórias...
dc.contributor.advisor | Sandano, Wilson | |
dc.contributor.author | Arruda, Aparecida Luvizotto Medina Martins | |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T20:54:50Z | |
dc.date.available | 2023-05-09T20:54:50Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.description.abstract | Nesta dissertação o objetivo principal foi fazer uma reflexão acerca da gênese da implantação do ensino secundário no município de Mairinque, no Ginásio Estadual “Professora Altina Júlia de Oliveira”, em 1963, e as modificações na cidade e na comunidade: quais os motivos da implantação do Ensino Secundário em Mairinque? Quem participou da sua implantação? Qual a relação entre a escola e a comunidade (analisando: pontos de vista, papéis e pessoas)? Quais as consequências da implantação da escola na vida da comunidade, e por quanto tempo isso reverberou? Para desenvolver a pesquisa foram analisados livros e artigos de autores que pesquisam/pesquisaram sobre o assunto. Também foram utilizados documentos escolares e fotos encontrados no arquivo da escola, legislações e colhidos depoimentos de grupo focal (pessoas que tiveram alguma ligação com a escola, como ex-diretores, ex-professores, ex-funcionários e ex-alunos, além dos que ainda continuam na escola), realizando um mosaico de diversos olhares. A intenção foi proporcionar uma leitura de história local, vivenciada no período de 1958 (quando foi iniciado o processo de criação do Ginásio em Mairinque, então distrito de São Roque), até 1982 (período que abrange, ainda, a autorização para o Curso Colegial, em 1970 e a Habilitação Específica de 2º Grau para o Magistério, com aprofundamento na área da Pré-Escola, em 1980). A implantação do ensino secundário no município de Mairinque, em 1963 atendeu a uma demanda de alunos oriundos do curso primário, que precisavam se deslocar aos municípios vizinhos (São Roque e Sorocaba) para darem continuidade aos estudos e trouxe uma série de transformações sociais, políticas e econômicas na cidade. | pt |
dc.description.abstract | In this dissertation, the main objective was to reflect about the genesis the implantation of secondary education in the city of Mairinque at Altina Julia de Oliveira High School, in 1963, and the changes in the city and in the community: what reasons lead to the implantation of the High School in Mairinque? Who take part in this implantation? What was the relationship between the school and the community (analyzing points of view, roles and people)? What were the school implantation consequences, and how long it reverberates? In order to develop the research, books and papers from authors that have/had researched the issue. Scholar documents and photos found in the School files, law issues, and interview with the focal group (people that had some link to the School, like ex-principals, exprofessors, ex-employees and ex-students, besides the people that still working at the school) were also carried on to expand the mosaic of the views. The aim was to give to the Mairinque’s community one interpretation of the local history, through the experiences that take place since 1963, when the called “Ginasial” period was implanted, until 1981, period that encloses also the authorization for the High School implantation (1970) and the habilitation for the Professorship High school Formation, with emphasis in the pre schollarteachership (1980).The implantation of the High School in Mairinque in 1963, complied with the request from the students derived from the basic school, that needed to dislocate to other cities like São Roque or Sorocaba in order to progress in their scholar formation, and brings some social, political and economical transformations. | en |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/603 | |
dc.subject | Ensino secundário - História - Mairinque, SP | |
dc.subject | Ensino secundário - São Paulo (Estado) - História | |
dc.subject | Educação e Estado - Mairinque, SP | |
dc.title | Escola Altina Júlia: entre história e memórias... | |
dc.type | Dissertação | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.rights | Open Access |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1