Formação continuada de professores: análise de teses e dissertações em educação
Arquivos
Data
Tipo de documento
Curso
Assunto
Autor(es)
Orientador(es)
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Resumo / Abstract
A formação continuada para professores foi o tema desta dissertação, que teve como objetivo geral compreender o que pesquisadores investigaram sobre o tema, identificando as pesquisas em educação que apresentam em seu contexto o professor. O aprofundamento das análises foi feito em 4 teses e 9 dissertações da Universidade Estadual de Campinas, que abordaram o tema sobre formação continuada de professores. A investigação teve como problemática o que as pesquisas em educação já estudaram sobre este tema, quais os problemas, objetivos, tipos de pesquisas e conclusões levantadas por pesquisadores em educação. Adotou-se como procedimento a análise de conteúdo de teses e dissertações desenvolvidas no período de 2001 a 2006 na área da educação, pela Universidade Estadual de Campinas. Com o total de 1.545 pesquisas desenvolvidas neste período, investigando o professor, apenas treze tiveram como foco a formação continuada. As análises apontam para uma tendência em pesquisa qualitativa, com análise documental, entrevista, narrativa e estudo de caso, como principais procedimentos investigativos adotados. Os problemas e os objetivos apresentam o foco na eficiência dos cursos de formação relacionado com a prática pedagógica dos professores participantes, e as conclusões reforçam a importância do diálogo com professores para conhecer o contexto de trabalho na escola, a coerência dos planejadores ao elaborar esses cursos e o comprometimento do professor em seu processo formativo.