Repositório Institucional da UNISO
 

Formação continuada de professores: análise de teses e dissertações em educação

dc.contributor.advisorNogueira, Eliete Jussara
dc.contributor.authorFigueiredo, Vanessa
dc.date.accessioned2023-05-09T20:53:10Z
dc.date.available2023-05-09T20:53:10Z
dc.date.issued2007
dc.description.abstractA formação continuada para professores foi o tema desta dissertação, que teve como objetivo geral compreender o que pesquisadores investigaram sobre o tema, identificando as pesquisas em educação que apresentam em seu contexto o professor. O aprofundamento das análises foi feito em 4 teses e 9 dissertações da Universidade Estadual de Campinas, que abordaram o tema sobre formação continuada de professores. A investigação teve como problemática o que as pesquisas em educação já estudaram sobre este tema, quais os problemas, objetivos, tipos de pesquisas e conclusões levantadas por pesquisadores em educação. Adotou-se como procedimento a análise de conteúdo de teses e dissertações desenvolvidas no período de 2001 a 2006 na área da educação, pela Universidade Estadual de Campinas. Com o total de 1.545 pesquisas desenvolvidas neste período, investigando o professor, apenas treze tiveram como foco a formação continuada. As análises apontam para uma tendência em pesquisa qualitativa, com análise documental, entrevista, narrativa e estudo de caso, como principais procedimentos investigativos adotados. Os problemas e os objetivos apresentam o foco na eficiência dos cursos de formação relacionado com a prática pedagógica dos professores participantes, e as conclusões reforçam a importância do diálogo com professores para conhecer o contexto de trabalho na escola, a coerência dos planejadores ao elaborar esses cursos e o comprometimento do professor em seu processo formativo.pt
dc.description.abstractTeachers’ continuing development was the theme of this dissertation, which had as its general aim to understand what researchers have investigated about the topic, by identifying the researches in the education field that have the teacher in their contexts. The deepening of the analyses was done through 4 theses and 9 dissertations from the State University of Campinas, which approached the issue of teachers’ continuing development. This investigation had as its main purpose what researches on education have already studied, that is, which are the problems, targets, kinds of inquiries and the conclusions drawn by their researchers. The procedure adopted was the analysis of theses and dissertations developed between 2001 and 2006 in the education area, at the State University of Campinas. Out of a total of 1.545 researches developed in this period focusing on the teacher, only thirteen had as their scope the teacher’s continuing development. Analyses indicate a tendency to qualitative research, with documental analysis, interview, narrative and study of cases as for its main adopted investigative procedure. The problems as well the objectives focus on the efficiency of graduation courses related to the pedagogical practice of the teachers involved, in order to learn about their work context at school, the designers’ coherence when planning these courses and the teachers’ commitment in their developing process.en
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/361
dc.subjectProfessores - Formação
dc.subjectFormação continuada
dc.subjectEducação - Teses
dc.titleFormação continuada de professores: análise de teses e dissertações em educação
dc.typeDissertação
dspace.entity.typePublication
local.rightsOpen Access

Arquivos

Pacote Original
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
78436.pdf
Tamanho:
512.68 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format